O X, antigo Twitter, anunciou que irá fechar o seu escritório no Brasil em uma nota publicada no último sábado (17). A decisão foi tomada após uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, que pediu o bloqueio de perfis na rede social.
Por sua vez, Elon Musk, o bilionário sul-africano dono da plataforma, explicou o motivo por detrás desta escolha:
A decisão de fechar o escritório do X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com a censura secreta (ilegal) de Alexandre de Moraes e as exigências de entrega de informação privada, não haveria forma de explicarmos as nossas ações sem nos envergonharmos
escreveu em seu perfil
Vou perder minha conta no X com fechamento no Brasil?
A plataforma deve continuar disponível para os usuários brasileiros, segundo a própria nota divulgada pelo X. “O serviço X continua disponível para a população do Brasil”, diz.
No entanto, a rede social deve continuar seguindo o que está na legislação brasileira, conforme estabelecido pelo Marco Civil da Internet. Em caso de descumprimento de medidas judiciais – como aquelas que Moraes tem determinado -, o X poderá ser suspenso do país.
LEIA MAIS
CNU: Cerca de 80% dos inscritos têm de 20 a 44 anos
TikTok: novo recurso identifica filmes e séries em vídeos
Onde ficam os escritórios do X no Brasil?
Há apenas um escritório da empresa no país, ele fica situado no bairro Itaim Bibi, na cidade de São Paulo. Especificamente, a razão social é inscrita na Avenida Brigadeiro Faria Lima, n° 4055, no quinto andar.
LEIA TAMBÉM