A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu, nesta quarta-feira (5), a distribuição, a venda e o uso de um lote de sal da marca “Carrefour”, além de determinar o recolhimento do produto. De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial da União, a proibição ocorreu depois do lote ter apresentado “resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do limite estabelecido)”, com base em um laudo de análise do Instituto Adolfo Lutz.
Essa quantidade de iodo infringiu a resolução que monitora a iodação do sal para consumo humano em território nacional. Com base nela, todo produto do tipo precisa ter um teor mínimo de 15 mg de iodo por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg.
O lote do sal “Carrefour” que foi proibido é o 22992. Nesse caso, a empresa é a responsável por realizar o recolhimento obrigatório. Se você tem o produto descrito que faça parte deste lote, é preciso entrar em contato com a Carrefour.
LEIA TAMBÉM
Novo ciclone extratropical atinge o Brasil nesta semana
Césio-137 some em mineradora de Minas Gerais
Em nota, a empresa informou que são feitas análises recorrentes de todos os produtos da marca própria e que o lote suspenso não tinha apresentado um teor inadequado de iodo, durante inspeção em maio deste ano. “Na ocasião, as amostras analisadas estavam dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa”, disse.
Mesmo assim, ela afirmou que irá seguir a determinação da Anvisa e que o produto será retirado do mercado.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO IODO PARA O SAL?
A adição obrigatória do iodo no sal foi instituída desde a década de 1950 no Brasil. Essa medida é importante para prevenir a deficiência do nutriente, que pode levar a problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças. Além disso, tem um papel fundamental no metabolismo e crescimento físico e neurológico.
LEIA MAIS