O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho sediou o lançamento do “Programa Nosso Mel”, com a participação de aproximadamente 700 pessoas. Na ocasião foram distribuídos 90 kits para os apicultores de 32 municípios da região, com o objetivo de melhorar a produção e gerar mais emprego e renda.
Cada kit é composto por: 10 colmeias completas (melgueira, ninho, tampa, fundo e quadros), 10 suportes para colmeias, um fumigador, dois macacões, dois pares de botas de PVC, dois pares de luvas, um formão, um garfo desoperculador, uma carretilha e 10 kg de cera de abelha.
Os equipamentos vieram por meio do Deputado Federal Emidinho Madeira em parceria com o Governo de Minas e a SEAPA (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais).
LEIA TAMBÉM
Vinhos produzidos com uva desenvolvida pela Embrapa chegam ao mercado
Inscrições para Cursinho gratuito encerram na próxima sexta-feira (10)
O Diretor-Geral do IFSULDEMINAS EM Muzambinho, professor Renato Aparecido de Souza, destacou a atuação do campus na apicultura para alavancar o setor na região.
“Na perspectiva do desenvolvimento da apicultura temos, hoje em dia, aqui no Campus Muzambinho condições técnicas e especialistas capacitados em realizar a retirada do semem de zangões e promover a inseminação artificial de abelhas rainhas. O que permitiria a seleção de matrizes e uma população de abelhas mais resistentes, viabilizando o próprio mel, o própolis com mais qualidade e, principalmente, agregando valor ao negócio do apicultor” enfatizou.
Já o Subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria de Estado da Agricultura, Ricardo Peres Demicheli, disse que a instituição é referência na formação técnica, principalmente no setor agropecuário, que o Campus Muzambinho forma profissionais exemplares e de referência, desde a época que era Escola Agrotécnica.
LEIA MAIS
A partir do dia 20 nova empresa assume o transporte coletivo em Varginha