11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Ar-condicionado: saiba o que se deve levar em conta na hora de comprar

Chegada das altas temperaturas aumentam as buscas pelo aparelho, mas é necessário analisar alguns pontos antes de realizar a compra

Com a chegada das altas temperaturas, muitas pessoas já começam a buscar alternativas para driblar o calor em casa. Uma delas é comprar um ar-condicionado para resfriar o ambiente. Mas, além de ser um grande investimento, é necessário pensar em alguns pontos importantes antes de escolher o equipamento ideal.

Veja o que levar em conta na hora de comprar um ar-condicionado:

1. Analise a rede elétrica

Por ser um eletrodoméstico de alta potência, é necessário observar a tomada que vai alimentar o aparelho antes de comprar um ar-condicionado. O primeiro ponto de atenção é identificar a voltagem correta exigida para funcionar e separar uma tomada dedicada que atenda a essa especificação. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

O que aconteceu com os acusados do caso Evandro?  

- Publicidade -

Brasileiros que estavam na Faixa de Gaza chegam ao país nesta segunda

 

2. Escolha o tipo de aparelho ideal

Na hora de comprar um ar-condicionado, também é preciso pensar sobre o modelo mais ideal para o seu ambiente. Há várias opções no mercado, cada uma delas com dimensões e perfil para um tipo de uso específico, confira:

– Portáteis: são os modelos mais simples de usar e instalar, por não serem fixos e poderem ser transportados para outros cômodos da casa. Em geral, esses aparelhos oferecem uma capacidade de resfriamento menor para o ambiente;

- Publicidade -

– Janela: consiste em aparelhos mais tradicionais e que dependem de mais espaço livre para instalação, como um vão na parede. Eles são modelos maiores, tendem a ter uma capacidade de condicionamento de ar maior, mas sacrificam a portabilidade e o custo, já que não costumam trazer tecnologias mais recentes que prometem economizar energia.

– Split: como o próprio nome diz, o aparelho é dividido em duas partes, em que uma delas é voltada para o interior da área a ser condicionada, expelindo o ar frio, enquanto a outra fica exposta ao ar livre. Esse tipo de produto oferece maior potência e tem operação mais silenciosa, mas costuma ser mais caro e depende de um processo de instalação mais complexo.

3. Veja a capacidade mínima necessária

Além de verificar o modelo de ar-condicionado ideal para o ambiente, também é necessário analisar a capacidade do aparelho resfriar bem o local em que será instalado. Para isso,
você precisa ficar de olho nos BTUs, medida relacionada à capacidade do aparelho, relacionando sempre o tamanho do cômodo em que ele será instalado.

4. Tenha o local ideal para instalação

Com o ar-condicionado escolhido, é preciso ter o local ideal para instalá-lo, que precisa levar em consideração uma série de pontos dependendo do modelo. É importante escolher o ponto de fixação em uma parede que não bata sol, assim como optar por um local em que a parte interna do ar, chamada de evaporadora, fique próxima da parte externa, a condensadora.

 

 

LEIA MAIS 

Como vai funcionar o novo DPVAT? Entenda

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress