Passos (MG) vive um surto de dengue e os casos nos primeiros meses de 2023 superam todo o ano de 2022. Por conta do aumento de prováveis registros da doença, os atendimentos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) triplicaram no município. Em janeiro foram quase 11 mil pacientes atendidos, já em fevereiro o número saltou para quase 30 mil.
A prefeitura teve que reforçar a equipe médica no local e a diretora do Departamento Médico Hospitalar, Sandra Renata Silva, explica que a cidade declarou estado de emergência e que a equipe de atenção primária em saúde tem dado suporte na situação.
“A demanda permanece elevada, mas estamos buscando alternativas enquanto a gente não contrata os profissionais. Foi decretado estado de emergência, através de estarmos fazendo a contratação temporária de profissionais por meio de processo seletivo para ajudar na UPA. Enquanto isso não se resolve, a atenção primária está dando suporte. Quatro técnicos de enfermagem atuam no local como suporte”, conta.
Passos confirma 1ª morte por dengue em 2023
Passos (MG) teve a primeira morte confirmada por complicações da dengue em 2023. A informação foi confirmada pela Santa Casa do município na noite deste domingo (5).
Janice Maia Mattar estava internada na unidade e não resistiu a doença. A vítima era esposa de Fernando Mattar, presidente do Clube Passense de Natação. Ela deixa um casal de filhos.
LEIA TAMBÉM
Santa Casa de Passos confirma 1ª morte por dengue
Em apenas 10 dias, Sul de Minas tem aumento de 52% em casos prováveis de dengue
Com a confirmação, o Sul de Minas tem a segunda morte confirmada em decorrência da dengue. A Secretaria de Saúde de São Sebastião do Paraíso confirmou no dia 15 de fevereiro a morte de um bebê de 6 meses em decorrência da enfermidade.
Situação de emergência em saúde pública
No dia 24 de fevereiro, a Prefeitura de Passos decretou situação de emergência em saúde pública por conta da infestação do mosquito Aedes aegypti no município, com validade de 180 dias, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.
O documento autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para que atuem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. O decreto também prevê a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor e a conscientização.
A cidade com mais casos no Sul de Minas
Passos é disparada a cidade com mais casos prováveis e registra número de 2.363. Em segundo lugar está São Sebastião do Paraíso com 289, Itaú de Minas com 233 e Lavras está com 100 registros.
No boletim do dia 13 de fevereiro, o município de Passos já era a cidade com o maior número de casos prováveis: +754. São Sebastião do Paraíso (+124), Itaú de Minas (+101), Lavras (+47) e Pratápolis (+30) aparecem na sequência.
LEIA MAIS
Passos começa a testar novo inseticida para a mosquito da Dengue após surto