Nas últimas três semanas Varginha (MG) teve um aumento de 60% nos casos de virose, se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dispararam os números de atendimentos nas unidades de saúde e hospitais para o quadro.
As viroses provocam problemas gastrointestinais, como diarreia, enjoo, vômito e febre. Os sintomas devem ser tratados o mais rápido possível, para não agravar o estado do paciente e não evoluir para desidratação.
LEIA TAMBÉM
Monte Santo de Minas tem a primeira morte confirmada por febre amarela do estado
Prefeitura de Poços lança programa para zerar fila de espera do SUS
A UPA de Varginha também atende pacientes de outras seis cidades. A coordenadora de enfermagem da unidade, Jaqueline Aparecida Alves Silva, explica que nas últimas três semanas 40%, dos cerca de 400 atendimentos, tiveram viroses.
“Nós temos casos de crianças, adultos também, idosos, temos bastante pacientes na faixa etária, mais no geral as crianças. Então eles chegam apresentando vômitos, diarreia, tem às vezes casos que eles já estão desidratados, então às vezes necessitam de uma terapia de hidratação venosa. Esses pacientes afetam a parte neurológica, ficam mais sonolentos, desidratados, a própria desidratação vai acometer e causar sintomas mais graves”, disse.
LEIA MAIS
Pouso Alegre amplia para 60 anos o público-alvo da vacina bivalente