11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Com fábrica em Poços, Danone anuncia plano global para reduzir gás metano

Gigante do laticínio francesa pretende diminuir o gás que contribui para o efeito estufa em 2023

A multinacional francesa no segmento de laticínios, Danone, que possui fábrica em Poços de Caldas anunciou no fim de janeiro de 2023 um plano de ação global para reduzir as emissões de gás metano, que contribui para o efeito estufa. A diminuição será na cadeia de suprimentos de leite fresco com a diminuição de 30% em 2023. Com isso, a empresa espera remover 1,2 milhões de toneladas equivalentes a dióxido de carbono de emissões.

A Danone é a primeira companhia alimentícia a estabelecer uma meta de redução do gás metano no plano lançado na COP26. “Essa mudança requer um esforço coletivo. Trabalhando com agricultores, parceiros e governos, temos o poder e dever de construir modelos de pecuária que beneficiam o clima e a sociedade, dando um passo à frente para lidar com o aquecimento global de forma coletiva. Como uma das maiores companhias de laticínios do mundo, temos o desafio de produzir mais [para alimentar uma população crescente] e reduzir ao máximo as emissões e impactos sobre o clima”, disse Antoine de Saint-Affrique, CEO da Danone.

Trabalhar com os fornecedores de leite

A Danone trabalha diretamente com 58 mil produtores de laticínios em 20 países e tem apoiado projetos para a produção de leite em 14 países, por meio de programas de agricultura regenerativa.

Neles há benefícios como a qualidade do solo, diminuição do uso de produtos químicos na agricultura, a redução de emissões de GEE (incluindo metano).  

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Multinacional recebe licença ambiental para começar obras da fábrica em Pouso Alegre 

Cervejaria recebe licença ambiental para instalação da fábrica em Passos 

Emissão de gás metano

- Publicidade -

De acordo com o projeto ZELP (Zero Emission Livestock Project), 15% dos gases que contribuem para o aquecimento global vêm dos bovinos. Um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), de 2013, diz que medidas de baixo custo podem reduzir essas emissões de gases em até 20%

Já o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) diz que as emissões de metano poderiam ser reduzidas em até 45%, fato que evitaria quase 0,3°C de aquecimento global até 2045 e ajudaria o mundo a atingir as metas do Acordo de Paris.

Um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação afirma que 45% desses gases gerados pela pecuária vêm da produção e processamento de alimentos, 39% da digestão das vacas e 10% da decomposição do esterco.

Danone em Poços de Caldas

A francesa Danone chegou ao Brasil em 1970, por meio de uma parceria com o Laticínios Poços de Caldas. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora na unidade. Atualmente, além da cidade no Sul de Minas, a empresa conta com fábrica em Guaratinguetá (SP), com centros de distribuição espalhados pelo Brasil. 

 

LEIA MAIS 

Extrema vai ganhar novo condomínio logístico com 75 mil m²

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress