29 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Dengue: Takeda firma parceria com Biological E. para ampliar produção da vacina

Laboratório indiano vai passar a produzir 50 milhões de doses por ano

vacina contra dengue
Vacina de HPV (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

O laboratório Takeda, produtor da vacina Qdenga, está expandindo a fabricação das doses contra a dengue por meio de uma colaboração estabelecida com o laboratório indiano Biological E.

Em comunicado oficial, a Takeda anunciou que a Biological E. começará a produzir 50 milhões de doses da Qdenga anualmente, permitindo alcançar a meta de disponibilizar 100 milhões de doses até 2030.

A parceria, conforme mencionado, visa atender à demanda específica de fornecer doses para programas nacionais de vacinação, visando proteger as populações mais vulneráveis.

Essas doses estarão disponíveis para aquisição pelos governos de países endêmicos até 2030, no mais tardar, para apoiar os programas nacionais de imunização“, enfatizou a Takeda.

LEIA TAMBÉM

Pegar dengue duas vezes é mais perigoso?

Surto de dengue aumenta o preço dos repelentes em quase 16%

- Publicidade -

A Qdenga foi incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde) em dezembro do ano passado e começou a ser distribuída este mês em 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para a imunização de crianças e adolescentes.

A seleção dos municípios, conforme explicado pelo Ministério, foi necessária devido à quantidade limitada de doses fornecidas pelo fabricante. Com o anúncio da parceria entre Takeda e Biological E., espera-se que mais cidades brasileiras possam ser contempladas e que outros grupos populacionais possam ser imunizados contra a dengue.

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress