14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Dez produtores sul mineiros são finalistas em competição

Cafeicultores de Divisa Nova, Dom Viçoso, Jacutinga, Monte Belo, Nova Resende e Piumhi competem pela qualidade

A Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) divulgou a lista dos finalistas do 19º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Entre eles, 10 são produtores do Sul de Minas nas cidades Divisa Nova, Dom Viçoso, Jacutinga, Monte Belo, Nova Resende e Piumhi.

A competição tem duas categorias: Cereja Natural e Cereja Descascado/Desmucilado ou Despolpado. A análise para a escolha dos vencedores será em 28 de novembro em Belo Horizonte (MG). Já o anúncio dos campeões será na primeira quinzena de dezembro, também na capital mineira.

LEIA TAMBÉM

Em Passos, aparelho de ultrassom está inutilizado há mais de um ano

Fim de semana no Sul de Minas é dedicado à Consciência Negra

O concurso deste ano teve 1.493 amostras inscritas. Para chegar à etapa final, os cafés passaram por análises físicas e sensoriais, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA), utilizada internacionalmente. Foram avaliados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.

Além do campeão estadual, serão anunciados os três primeiros lugares de cada categoria, das quatro regiões produtoras do estado: Cerrado, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas. Também será premiado o melhor café produzido por uma mulher.

- Publicidade -

A realização da edição de 2022 do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais conta, além da Emater-MG, com a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), IF Sul de Minas (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Para conferir a lista dos finalistas, clique aqui

LEIA MAIS

Escola em Itajubá é condenada por não recolher INSS de professora

- Publicidade -
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress