19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Instituto Federal do Sul de Minas oferece curso de eletricista para detentos de Machado

Uma equipe multidisciplinar da unidade prisional selecionou 25 presos para o projeto de ressocialização

Uma parceria entre o presídio e o IFSM (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas) proporciona a 25 detentos de Machado a oportunidade de aprender uma nova profissão, com o curso de eletricista predial. As aulas tiveram início nesta semana e a informação foi divulgada pela Agência Minas.

Uma equipe multidisciplinar da unidade prisional selecionou os presos que iriam participar do projeto. Serão 160 horas de curso em dois meses, com aulas teóricas e práticas, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. A seleção é criteriosa e conta com a avaliação de servidores das áreas psicossocial, saúde, jurídica e segurança, conforme explicou o diretor-geral do presídio, Clarivaldo Francisco Pereira,.

“Eles estavam sob grande expectativa. Em quatro dias de aulas, já temos bons retornos dos alunos e do professor. O comportamento em sala de aula e o interesse pelo conteúdo do curso são surpreendentes”, relata o diretor. 

 

LEIA TAMBÉM 

Cão e homem são salvos de incêndio em uma casa de Varginha (MG) 

Panfletos distribuídos de forma irregular são proibidos pela Justiça Eleitoral de Itajubá 

Mickael Arruda, de 22 anos, é um dos presos matriculados no curso, que tem experiência na área de manutenção de uma empresa fabricante de sacas de café e cuidava da manutenção elétrica e mecânica das máquinas da fábrica. Para ele, as aulas são uma oportunidade de aprimorar o conhecimento.

- Publicidade -

“Vou aprimorar meus conhecimentos. É uma grande oportunidade de mudança real de vida, para quando tivermos liberdade. Esse curso significa empregabilidade, basta acreditar e querer”, afirma convicto Mickael.

Já Edson Victor, de 26 anos, diz que o curso pode garantir um emprego no futuro. “Vejo no curso uma forma de buscar qualificação profissional, conseguir um emprego e ter condições financeiras de estudar. Gosto da área de elétrica, mas quero mesmo é cursar a faculdade de Direito”, relata.

De acordo com o Agência Minas, a direção da unidade prisional está em negociação com o IFSM para oferecer outras qualificações profissionais para os presos. Participam os detentos com bom comportamento e eles obtêm a remição da pena com o projeto de ressocialização. A cada três dias trabalhados, diminui um do que deve ser cumpri

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Itajubá pode ser a Capital Nacional da Produção de Helicópteros

- Publicidade -
plugins premium WordPress