Na noite desta segunda-feira, 08/08, a Câmara de Itajubá aprovou, em segundo turno de discussão, o projeto de Lei Nº 4561/2021, que trata das normas para realização de rodeios no município, de autoria dos vereadores Rafael Henrique Rodrigues (UNIÃO) e Francisco Raimundo Pereira (PTB). A discussão foi longa e a decisão foi apertada, com seis votos favoráveis e cinco votos contrários. Agora, a proposta segue para sanção do prefeito.
Os rodeios não chegaram a ser proibidos em Itajubá, porém, não são regulamentados; e esta não é a primeira vez que o debate entra em pauta. Em 2013, o ex-vereador Rui Martins (PSL) já havia apresentado proposta sobre o assunto. Após longa discussão, o PL foi rejeitado e arquivado pelo Legislativo Municipal.
LEIA TAMBÉM
Lavras realiza Campanha Nacional de Multivacinação de 08/08 a 09/10
Poços de Caldas reabre processo de concessão de pontos turísticos
Homem morre após acidente com veículo conduzido por menor
A proposta divide opiniões entre os parlamentares e a população. De um lado, estão aqueles que são contrários ao texto por entenderem que a prática é prejudicial ao bem-estar animal, do outro, aqueles que defendem que a realização de rodeios faz parte do resgate da cultura e propicia atividades que terão impacto direto na economia local.
COMO CADA VEREADOR VOTOU
Votos contrários: Andressa Daiany da Silva Arantes (PT), Marcelo Krauss Rezende (PROGRESSISTAS), Pedro Renó Gama (PV), Sebastião Silvestre da Costa (MDB) e Sílvio Cesar Vieira (PV).
Votos favoráveis: Francisco Raimundo Pereira (PTB), Kener Augusto Maia (PL), Rita de Cássia Carneiro Maciel (REPUBLICANOS), Marcus Vinícius Meireles de Barros Dias (PSD) e Rafael Henrique Rodrigues (UNIÃO).
LEIA MAIS
Pouso Alegre e Paraná empatam e decisão fica para o próximo sábado