A cidade de Passos (MG) registrou mais de 300 casos de dengue nos últimos quatro dias. O município lidera o número de notificações na região.
Eram 32 casos prováveis para a doença no início do ano, entretanto, no último boletim divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), já são 2.686. Foram 323 novos casos em quatro dias, o que representa um aumento de 13,66%.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Passos, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, falou sobre a doença. “A dengue é uma doença típica do verão, típica dos períodos chuvosos, então a sazonalidade desse período influencia muito no aumento do número de casos de dengue”, explicou.
LEIA TAMBÉM
Hospital de Pouso Alegre realiza transplante ósseo inédito na região
Vacina bivalente contra Covid-19 começa a ser aplicada no Sul de Minas
A Prefeitura tem intensificado a procura pelos focos do mosquito, com a realização de mutirões nos bairros com regularidade, mas conta com a ajuda dos moradores.
“Toda sexta-feira a equipe da Secretaria de Saúde e as demais secretarias parceiras desenvolvem mutirão para retiradas de possíveis criadouros de larvas naquelas bairros com maior incidência de casos prováveis. Trabalhamos também na parte de mobilização social, intensificação no trabalho de agentes de pandemias e todo um trabalho preventivo”, completou.
No estado de Minas Gerais, já são 13.802 casos prováveis de dengue, com 21 mortes.
A microrregião de Passos está em alerta, com casos registrados em outras cidades próximas. São mais de 362 casos em São Sebastião do Paraíso, 335 em Itaú de Minas e 58 em Pratápolis. Lavras também faz parte da listagem de cidades do Sul de Minas com mais casos, com pelo menos 156.
LEIA MAIS
Hospital de Pouso Alegre amplia setor de hemodiálise