O Observatório do Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e localizado no município de Brazópolis, registrou a passagem de um meteoro brilhante pelo céu, nesta quarta-feira, 03/08. Na manhã do mesmo dia, foi registrado um clarão no céu do estado de São Paulo. O fenômeno chamou a atenção dos moradores, que compartilharam vídeos, fotos e relatos nas redes sociais.
O coordenador do observatório, Saulo Gargaglioni, explicou que o registro do fenômeno foi feito por volta de 5h10, pela câmera AllSky. “Um bólido sensacional, provavelmente da chuva dos Caelidas de agosto, ocorreu. Atingiu, no mínimo, magnitude-8 e deve ter sido rasante, porque foi relativamente lento”, destacou.
LEIA TAMBÉM
Lei combate furto, roubo e receptação de materiais metálicos
Chamamento público para erradicação do trabalho infantil
MP e PM cumprem mandados de busca na região de Alpinópolis
Há exatamente um mês, no dia 04/07, foi registrada, pelo Pico dos Dias, a passagem de um outro meteoro, às 23h37.
Na ocasião, Saulo havia explicado, de forma clara, que o meteoro é um evento luminoso que ocorre quando um fragmento que vem do espaço atravessa a atmosfera da Terra, se desintegrando durante a sua passagem, o que causa o brilho visto no céu durante o período da noite. Algumas vezes esses fragmentos são coletados no solo da Terra e são chamados de meteoritos. Ele ainda completou que, esses efeitos brilhantes podem ocorrer na atmosfera diariamente, porém, a maioria dos eventos não são registrados nos céus devido a ocorrência diurna e em regiões isoladas.
CLARÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
O clarão visto no estado de São Paulo foi registrado na capital e em pelo menos oito cidades do interior, que são: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista.
Para Saulo, não se descarta a possibilidade de haver alguma relação entre os fatos ocorridos no Sul de Minas e no estado de São Paulo.
LEIA MAIS
“Vida e Arte de Vincent Van Gogh” está em exposição em Poços de Caldas