Nas eleições de 2022, os municípios de Boa Esperança, Campo Belo, Candeias, Perdões, Três Pontas e Varginha deverão utilizar, pela primeira vez, o novo modelo de urna eletrônica, a UE2020. Com algumas melhorias e um visual diferente, o equipamento é mais moderno, rápido e seguro.
No estado de Minas Gerais, serão 68 municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte, que farão uso da nova urna. A escolha dos municípios levou em conta a logística de distribuição dos equipamentos e a proximidade com a sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o que possibilita um suporte mais rápido às zonas eleitorais.
O TRE/MG apresentou a nova urna à imprensa nesta semana. Na ocasião, o presidente do tribunal, desembargador Maurício Soares, destacou o empenho constante da Justiça Eleitoral em aprimorar a urna e a segurança do processo eletrônico de votação; ele também ressaltou a importância do trabalho dos veículos de comunicação para o repasse de informações corretas à população.
A fabricação das urnas está sendo feita pela empresa Positivo Tecnologia, vencedora da licitação; e as fases de produção dos equipamentos são acompanhadas pela equipe da Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral (Cotel), da Secretaria de Tecnologia da Informação, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA TAMBÉM
ACG assina protocolo de intenções para expansão da fábrica em Pouso Alegre
Shopping de Varginha realiza liquidação com descontos de até 60%
Confira a programação do Festival Queijo, Café e Cachaça de Caxambu
CARACTERÍSTICAS DA NOVA URNA
O modelo UE2020 tem um visual ligeiramente diferente dos anteriores, com o teclado abaixo da tela. A tela possui uma melhor qualidade de vídeo, o que melhora a visualização de informações e fotos. O processador é 18 vezes mais rápido e a bateria terá duração por toda a vida útil da urna (de 10 a 12 anos), reduzindo os custos de manutenção.
O modelo conta com algoritmo criptográfico dos mais apurados e possui certificação pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), ou seja, um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) fez avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que eles atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), responsável por definir as regras da ICP Brasil.
O terminal do mesário também sofreu mudanças. Agora terá tela sensível ao toque (touchscreen).
ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Em 2022, todos os modelos de urnas, incluindo os anteriores, terão uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) indicando os cargos que estão em votação.
O sintetizador de voz também foi aprimorado, com melhorias na qualidade do áudio. Além disso, agora serão falados os nomes de vices e suplentes, e não mais somente do candidato titular.
O cadastro de nomes será possível ser feito de maneira fonética, ou seja, escrever do jeito que se fala, para que o software transmita corretamente o nome dos candidatos.
LEIA MAIS
Museu de Varginha recebe exposição sobre história de Cambuquira