17 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é linguagem neutra?

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, suspendeu duas leis que proibiam o uso da linguagem neutra em Minas Gerais e Goiânia

Uso da linguagem neutra tem sido amplamente debatido
Uso da linguagem neutra tem sido amplamente debatido (Foto: Reprodução/ Freepik)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes suspendeu duas leis que proíbem o uso e ensino da linguagem neutra na administração pública e nas escolas. A suspensão vale para os municípios de Ibirité (MG) e Águas Lindas (GO).

O que é linguagem neutra?

A linguagem neutra é uma maneira de se comunicar sem adotar expressões femininas ou masculinas em artigos e em pronomes marcadores de gênero.

LEIA TAMBÉM
Quem é Courtney Henning Novak?
O que muda com a nova classificação de gênero do governo?

Para os defensores da ideia, a linguagem deveria ser mais inclusiva e teria como objetivo evitar a discriminação de indivíduos pela identidade de gênero, sexualidade ou outras características da identidade.

Um exemplo dessa prática é a substituição dos pronomes, como “ele/ela”, para “elu”, ou, ainda, “dele/dela”, para “delu”.

LEIA MAIS
Quando sai o local da prova da Caixa 2024?

Compartilhe:
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress