13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que significa ‘Todos olhos em Rafah’?

Nas últimas horas, a frase “Todos olhos em Rafah” já foi compartilhada por aproximadamente 32 milhões de vezes na internet

Nas últimas horas, a frase “Todos olhos em Rafah” já foi compartilhada por aproximadamente 32 milhões de vezes na internet. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Nas últimas horas, a frase “All eyes on Rafah” (Todos olhos em Rafah, em tradução livre) viralizou na internet. Escrita em uma imagem feita com IA (inteligência artificial), a frase começou a circular nas redes sociais após o ataque de Israel a um acampamento em Rafah, o último refúgio dos palestinos na Faixa de Gaza.

De acordo com a Radio New Zealand, a imagem “Todos olhos em Rafah” já foi compartilhada por aproximadamente 32 milhões de vezes na internet. Já a hashtag #alleyesonrafah foi usada em mais de 190 mil vídeos do TikTok. Mas, afinal, o que a frase significa?

O que significa “Todos olhos em Rafah”?

A frase “Todos olhos em Rafah” está sendo usada por ativistas e grupos de defesa dos direitos humanos para chamar atenção para as ações do governo israelista contra os civis palestinos. Ela tem como inspiração a declaração de Rick Peeperkorn, representante da OMS (Organização Mundial da Saúde), que afirmou em fevereiro: “Todos os olhos estão virados para Rafah”.

A declaração foi feita quando Israel anunciou que se preparava para bombardear a cidade. Na época, Peeperkorn disse que 1,5 milhões haviam se deslocado para Rafah e que um ataque do Exército israelita seria uma “catástrofe e desastre humanitário”.

LEIA TAMBÉM

Sobe para sete número de mortes por leptospirose no Rio Grande do Sul

Até que horas pode declarar o Imposto de Renda?

- Publicidade -

Onde surgiu a imagem “All eyes on Rafah”?

Segundo o site EuroNews, a imagem “All eyes on Rafah” foi publicada pela primeira vez nos Stories de um perfil da Malásia no Instagram, o “shahv4012”.

Vale lembrar que a ofensiva contra Rafah, território que é considerado uma porta de entrada para Gaza a partir do Egito, interrompeu o fluxo de ajuda humanitária para o território. Com isso, as agências têm alertado para a fome iminente na cidade.

- Publicidade -

LEIA MAIS

Feira LGBT+ em SP dará acesso gratuito e automático a medicamentos

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress