Uma pesquisa na área da cartografia, desenvolvida na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), ganhou repercussão no “Congresso Internacional Fronteira hispano-portuguesa: pessoas, povos e palavras”, realizado na Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha, em junho de 2022.
Desenvolvida por Altino Sérgio Dias de Oliveira e orientada pelo professor Alisson Eugênio, no Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI), o estudo “A Cartografia como representação e legitimação da conquista na América Portuguesa no século XVI” aborda a linguagem dos mapas e sua utilização como instrumento diplomático nos conflitos de fronteira entre os impérios coloniais ibéricos.
A cartografia é uma técnica voltada para a criação, produção e análise de mapas gráficos, além de ser uma importante ferramenta para reproduzir as características do espaço físico. As representações cartográficas contribuem para compreender os contextos da história.
LEIA MAIS
Educação de MG terá edital para quatro cargos em breve
Senac abre vaga para professor no Curso de Cuidador de Idosos
De acordo com Oliveira, a cartografia sempre foi indispensável para o processo de acumulação de conhecimento, fazendo dos mapas uma importante fonte documental.
“Além de contribuir para o entendimento do espaço atual e do passado, a cartografia também nos fornece subsídios para refletir as relações sociais, econômicas e políticas de diferentes períodos históricos, permitindo associar o ontem ao hoje, reconhecendo a espacialidade como uma construção dos homens através do tempo”, relata o estudioso.
Para o professor Alisson Eugênio, orientador do historiador, o diferencial da pesquisa está exatamente no fato de estudar a cartografia como objeto de história da arte e mostrar outras possibilidades de investigação envolvendo o material cartográfico,
“Sua produção está ligada à necessidade de os impérios legitimarem suas conquistas territoriais, além de servir como inventário geográfico e roteiro para viagens.”, argumenta.
A pesquisa pode ser encontrada no repositório da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFAL neste link.
LEIA TAMBÉM
IFSULDEMINAS oferece 8 mil vagas em capacitação profissional