12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Polícia Civil prende jovem que aplicava golpes com máquinas de cartão de crédito em Itajubá

Jovem de 20 anos confessou o crime e seu alvo eram os idosos

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu na tarde desta quarta-feira (29) um jovem de 20 anos suspeito de aplicar golpes usando máquina de cartão de crédito, em Itajubá. 

A abordagem aconteceu após a denúncia de um crime envolvendo estelionato na cidade. De acordo com a assessoria da Polícia Civil, os policiais foram até a agência bancária onde estava o suspeito e depois até o hotel onde ele se hospedava. 

Com o jovem, foram encontrados mais de R$ 2 mil em dinheiro, cinco máquinas de cartão de crédito, dois telefones celulares, um cartão bancário de uma vítima de 81 anos e cinco crachás de identificação de funcionário de quatro agências bancárias diferentes. 

O rapaz confessou o crime, foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio de Itajubá, onde ficou à disposição da justiça.

Crimes de estelionato são os mais frequentes em Itajubá e em 2022

Os crimes de estelionato são os mais frequentes em Itajubá e em 2022 e já foram registradas mais de 216 ocorrências. São aplicados, em média, 80 golpes mensalmente na cidade, segundo o delegado da Polícia Civil, Dr. Kalil Ribeiro.

Com a tecnologia e a pandemia de covid-19, esse tipo de crime tem aumentado no município. Em 2021 foram 562 ocorrências e em 2020, 658. Um número alto comparado a 2019, que teve 254 casos e 2018, que registrou 168 crimes dessa natureza.

De acordo com o delegado, os idosos são 80% dos que mais caem nesse tipo de crime e o do motoboy é um dos mais frequentes e voltou a ser registrado em Itajubá.

- Publicidade -

Nele, a quadrilha se passa por uma instituição bancária com o objetivo de recolher cartões de banco das vítimas alegando que os dispositivos foram clonados. Por telefone, avisam que um mototaxista irá buscar e destruir e cartão, porém, o chip não é quebrado e os criminosos sacam dinheiro e fazem compras em nome da pessoa.

Outro crime comum é o do namorado segundo kalil “um rapaz se identifica como pretenso namorado, que mora no exterior, que precisa de dinheiro para mandar e presentear ela. Nisso, a pessoa vai depositando dinheiro. Até a pessoa se tocar, perde milhares de reais”, explica o delegado.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress