O Governo Lula não vai incorporar a vacina contra dengue no SUS, mesmo com o imunizante japonês ter sido aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com 80% de eficácia. O Governo prefere esperar a vacina do Butantan, que fica disponível a partir de 2025.
Segundo o secretário Carlos Gadelha, a prioridade é fortalecer a produção nacional também no caso da vacina da dengue.
Para o imunizante ser oferecido no SUS, a vacina precisa ser avaliado antes pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde). De acordo com a pasta, o órgão analisa aspectos como “eficácia, efetividade, segurança e impacto econômico da nova tecnologia com base nas melhores evidências científicas disponíveis”.
LEIA TAMBÉM
Idoso encontra cobra viva em saco de brócolis comprado em mercado
André Valadão pode ser preso no Brasil por declarações homofóbicas?
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde da pasta, Carlos Gadelha, afirma que o ministério prioriza implementar no sistema público produções brasileiras. No caso da dengue, o imunizante do Instituto Butantan está em desenvolvimento desde 2009. A previsão é que o estudo da vacina nacional seja enviado para análise da Anvisa somente em meados de dezembro de 2024. Na prática, a aprovação deve ficar para 2025.
Nas redes sociais, a atitude do governo não foi bem vista pelos internautas que criaram a hashtag #lulagenocida, após a decisão de esperar pelo imunizante brasileiro.
LEIA MAIS