15 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Por que usam tapetes no feriado de Corpus Christi?

Feriado, que faz referência ao sacramento da eucaristia, tem como tradição tapetes confeccionados com serragem e sal colorido

Tapetes coloriram as ruas de Matão (SP) no Corpus Christi — Foto: Gabrielle Chagas/G1

Uma das tradições do feriado de Corpus Christi são os tapetes de serragem e sal colorido que são feitos nas ruas próximas às igrejas, por onde vai passar a procissão com o “Corpo de Cristo”. Os fiéis desenham cálices, pães e vinhos nesses ornamentos. Também são usadas borra de café, areia, cascas de ovos e flores para compor os desenhos.

Os tapetes têm origem portuguesa e chegaram ao Brasil na época da colonização. Na Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias“. Os tapetes são confeccionados na madrugada para que fiquem prontos a tempo da procissão, que acontece na quinta-feira do feriado.

Conforme a procissão passa, os tapetes são desmanchados, já que eles não são fixos, apenas desenhados no chão e preenchidos com os materiais.

LEIA TAMBÉM

Corpus Christi é feriado em 2024?

Entenda se Corpus Christi é feriado nacional

- Publicidade -

O que significa o Corpus Christi?

O Corpus Christi foi criado no século XIII para celebrar a realização do sacramento da eucaristia, que lembra a morte e ressureição de Jesus Cristo, representados nas missas católicas pela hóstia e pelo vinho, que simbolizam o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

O feriado acontece 60 dias após o domingo de Páscoa e a data relembra a última ceia de Cristo com os apóstolos. O Corpus Christi acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, celebrado uma semana após o domingo de Pentecostes.

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress