A Secretarias de Saúde de Pouso Alegre e Poços de Caldas confirmaram nesta segunda-feira (1°) os primeiros casos de varíola dos macacos no Sul de Minas.
Em nota, a secretaria de Pouso Alegre afirmou que o paciente está estável, sem complicações e em isolamento domiciliar, além disso, outros dois casos suspeitos na cidade foram descartados. Já em Poços de Caldas a confirmação veio após análise da Fundação Ezequiel Dias e outros dois casos estão em investigação no município.
O Sul de Minas investiga casos suspeitos da doença nas cidades de Guaxupé (1), Itajubá (1), e São Sebastião do Paraíso (1). A SES-MG descartou um caso suspeito de Três Corações e dois de Varginha.
LEIA MAIS
Após fim de relacionamento, homem tenta matar a ex em Itajubá
MPT resgata 17 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Sul de Minas
De acordo com o último boletim da secretaria, outros 82 casos foram descartados, 125 casos estão em investigação e 02 casos foram classificados como provável em Minas Gerais.
Um paciente morreu de Monkeypox na última quinta-feira (28), foi o primeiro óbito do país. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas, que fazia tratamento oncológico.
A SES-MG informaou ainda que, até o momento,os casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 55 anos, e estão em boas condições clínicas. Belo Horizonte é o único município que apresenta transmissão comunitária da doença.
O que é varíola dos macacos
A varíola dos macacos é uma doença rara causada por um vírus, que costuma estar presente em roedores. Com menos frequência também pode afetar os seres humanos. Os sintomas são: calafrios, dor muscular, dor nas costas, cansaço excessivo, aparecimento de bolhas e feridas na pele, que podem coçar ou serem doloridas.
LEIA TAMBÉM