A Petrobras anunciou que vai reduzir os preços do gás natural vendido às distribuidoras, a partir de 1º de agosto. Em comunicado, publicado nesta quarta-feira (19), a estatal informou que os preços atualizados de venda terão uma diminuição média de 7,1% por m³ de gás canalizado.
Os contratos da estatal com as distribuidoras determinam atualizações trimestrais. De acordo com a Petrobras, a redução foi possível por causa do preço do petróleo no mercado internacional. No trimestre referente, o combustível teve queda de 3,8% e o câmbio aumento de 4,8%.
Com essa atualização, a queda acumulada no preço do gás natural em um ano é estimada em 25% pela estatal. O preço foi atualizado pela última vez em 1º de maio, quando teve uma redução de 8,1%.
LEIA TAMBÉM
Saiba se o governo Lula proibirá clubes de tiros
Calor extremo no hemisfério norte: veja 4 dados impressionantes
Para saber o valor do gás ao consumidor, é preciso considerar outros fatores, como os impostos federais e estaduais, além da margem de lucro de cada revendedora ou distribuidora de gás canalizado. No caso da GNV (Gás Natural Veicular), a margem dos postos de revenda também entra no cálculo.
A Petrobras ainda destaca que as tarifas de gás canalizadas são aprovadas pelas agências reguladores estaduais. Ou seja, a redução no preço não se aplica ao GLP (gás de cozinha).
LEIA MAIS