Apenas quatro países conseguiram pousar na Lua. Estados Unidos, Rússia, China e, na manhã desta quarta-feira (23), a Índia, com a missão chamada Chandrayaan-3.
O primeiro país a conseguir esse feito foi os Estados Unidos, com a histórica missão Apollo 11 em 1969, seguida por mais cinco missões Apollo até 1972.
A União Soviética, que era liderada pela Rússia, enviou várias espaçonaves não tripuladas à Lua, incluindo o primeiro pouso suave bem-sucedido, em 1966, mas suas missões tripuladas nunca passaram da órbita da Terra.
A China tornou-se o terceiro país a pousar com sucesso na Lua em 2013, com a missão Chang’e 3 e, desde então, enviou várias outras missões para explorar a superfície lunar.
Agora, em 2023, a Índia foi o primeiro país a fazer um “pouso suave” em uma área nunca alcançada em solo lunar. O módulo foi lançado em 14 de julho e a espaçonave pousou às 9h33 desta quarta-feira (23).
LEIA TAMBÉM
Quais são as formas de intolerância religiosa?
São Paulo poderá ter agosto mais quente em 80 anos
Por que a Índia pousou na Lua?
A Índia busca explorar a Lua com a missão chamada Chandrayaan-3, porque a primeira viagem espacial desse projeto, que aconteceu em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar.
A exploração da superfície das regiões da Lua, compostas de rochas e solo, também pode dar respostas sobre a formação do Sistema Solar.
LEIA MAIS