Moradores de uma casa no bairro Bom Jardim, em Januária (MG), levaram um grande susto com a presença de uma visitante surpresa, na última quarta-feira (4). Uma jiboia foi encontrada no quintal da residência e o Corpo de Bombeiros foi acionado.
De acordo com a corporação, o animal tinha aproximadamente 1,20 m de comprimento e estava em uma planta, a uma altura de cerca de 2 m. Os militares utilizaram as técnicas adequadas para a captura de serpentes, conseguindo resgatar a jiboia e soltá-la em seu habitat natural.
Qual é a espécie de jiboia encontrada em uma casa em MG?
A jiboia encontrada em uma casa em MG é da sub-espécie Boa constrictor. De acordo com o Portal da Zoologia de Pernambuco, ela não é peçonhenta e pode chegar a medir mais de 3 m de comprimento. O animal se alimenta de pequenos mamíferos, aves e lagartos, matando suas presas por constrição.
A Boa constrictor apresenta dimorfismo sexual. As fêmeas são geralmente maiores e mais robustas que os machos. Tal diferença se deve provavelmente ao fato que a jiboia é uma espécie vivípara, apresentando um período de gestação relativamente longo, e as crias numerosas nascem já bem desenvolvidas.
LEIA MAIS