O Dia do Cliente, comemorado nesta sexta-feira (15), tem origem brasileira e foi criado em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Rego. É muito comum que este dia seja confundido com o “Dia do Consumidor”, mas apesar da semelhança, elas têm diferenças importantes.
O Dia do Cliente surgiu pelo fundador da empresa de consultoria Delphi Partners a partir da ideia de homenagear os clientes e estreitar os laços entre as empresas e seus consumidores. Neste dia, a maior preocupação é reconhecer a importância dos clientes para o sucesso da empresa. Nesta data, as empresas costumam oferecer brindes, descontos e promoções especiais para fidelizar seus clientes e demonstrar sua gratidão.
LEIA TAMBÉM
TSE marca julgamento de recurso de Jair Bolsonaro contra inelegibilidade
James Webb registra imagem inédita de estrela jovem
DIFERENÇAS DO DIA DO CONSUMIDOR
O Dia do Consumidor foi criado na década de 1960 para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e a importância de exigir produtos e serviços de qualidade. Comemorado no dia 15 de março, a data surgiu durante o discurso de John Kennedy, que na época era presidente dos Estados Unidos. Ele defendeu que o consumidor tem direito à segurança, informação e ao direito de ser ouvido.
LEIA MAIS
Liminar suspende lei de fornecimento de água filtrada grátis em São Paulo