Um forte temporal que caiu na tarde desta segunda-feira (27) no Sul de Minas deixou 28 desalojados na região. Nove moradores deixaram suas casas em Itajubá e outros 19 de Pedralva.
Em Itajubá foram 60 milímetros e ventos intensos, que causaram alagamentos em ruas, derrubou muros, inundou casas, invadiu salas da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e o plenário da Câmara Municipal em Itajubá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, além dos nove desalojados, 12 pessoas ficaram ilhadas.
Foram registradas ocorrências nos bairros Santo Antônio, São Vicente, Cantina, Varginha, Boa Vista, Medicina, Vila Rubens, São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima. Um muro no cemitério do bairro Cruzeiro caiu e deixou seis desalojados.Também houve uma queda de árvore no bairro Estiva e um deslizamento de terra no bairro Vila Isabel.
Já a Defesa Civil, informou que uma família foi colocada em um hotel pela prefeitura, após a casa que eles moram ser destelhada. Os prejuízos são contabilizados na cidade.
LEIA TAMBÉM
Temporal alaga ruas, inunda casas e universidade em Itajubá
Obras de recuperação ainda não começaram na BR-459 em Senador José Bento
De acordo com pesquisadores da Unifei, foram cerca de 60 milímetros de água. A chuva começou por volta de 17h e teve ventos fortes, a tempestade durou cerca de meia hora, o suficiente para causar transtornos.
Além de casas, as águas invadiram instituições de ensino da cidade. O estacionamento da Unifei ficou inundado e uma sala também ficou alagada. De acordo com a assessoria da universidade, cerca de 70% do campus foi atingido pelo temporal. Houve perda de equipamentos dos laboratórios.
Já na cidade de Pedralva, sete famílias inteiras ficaram desalojadas, totalizando 19 pessoas. No total, 23 famílias, somando 85 pessoas, tiveram as casas invadidas pelas águas do Ribeirão Anhumas, que transbordou cerca de 90 centímetros. Houve ainda duas ocorrências de risco de elétricos, por conta das inundações.
LEIA MAIS
Adolescente de 13 anos morre afogada em cachoeira de Monte Santo de Minas