Uma greve de ônibus pode ocorrer na capital de São Paulo nesta quarta-feira (03). A decisão foi tomada durante uma assembleia conduzida pelo SMTTRUSP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), na última sexta-feira (28), devido à falta de resposta às reivindicações dos motoristas. De acordo com o sindicato, a paralisação afetará a operação de 12 garagens e envolverá, aproximadamente, 62 mil trabalhadores que não irão operar.
Que horas começa a greve dos ônibus em SP?
A greve está prevista para se iniciar à meia-noite desta quarta-feira (03).
LEIA TAMBÉM
Por que os ônibus vão entrar em greve?
Os ônibus entrarão em greve devido aos pedidos dos motoristas por um reajuste salarial de 3,69%, aumento real de 5% e reposição das perdas salariais decorrentes da pandemia de Covid-19. Além disso, também reivindicam uma jornada de trabalho de 6h30 com 30 minutos de almoço remunerado.
No entanto, em reunião realizada pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho), na manhã desta terça-feira (02), foi oferecido o reajuste de 3,60%, na condição de que a greve não tome as ruas. Já os outros pedidos não foram mencionados. Devido a isso, não se tem informações, até o momento, se a greve irá mesmo acontecer.
Além do mais, a Prefeitura de São Paulo declarou em nota que os ônibus devem circular com 100% da frota no horário de pico e 80% nos outros turnos. Os sindicatos que descumprirem a ordem estarão sujeitos à multa de R$ 100 mil por dia.
O Metrô também vai fazer greve?
Não, a greve vale apenas para as linhas de ônibus da capital paulista.
LEIA MAIS
Até quando vai o frio? São Paulo registra dia mais gelado do ano