26 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Quem é Paulo Pimenta?

Ministro da Secom, Paulo Pimenta, assumirá cargo de ministro extraordinário para reconstrução do Rio Grande do Sul; veja quem é ele

Paulo Pimenta é ministro da Secom
Paulo Pimenta é ministro da Secom (Foto: Reprodução/ Lucas Leffa/ Secom)

Paulo Pimenta, ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), assumirá o cargo de ministro extraordinário que atuará na articulação para a reconstrução do Rio Grande do Sul. 

O estado foi afetado por uma catástrofe climática que já matou 149 pessoas e deixou mais de 617,7 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, segundo o último boletim desta terça-feira (14). 

Confira quem é Paulo Pimenta abaixo:

LEIA TAMBÉM
O que diz o PL 8889 sobre a Rede Globo?
Quem é a nova presidente da Petrobras?

Quem é Paulo Pimenta?

Paulo Pimenta é jornalista e técnico agrícola. Ele é formado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e foi o deputado federal mais votado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) do Rio Grande do Sul nas últimas quatro eleições..

Atualmente, ele está em seu sexto mandato na Câmara dos Deputados, mas já teve passagens pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, foi presidente da Comissão Mista de Orçamento, no Congresso Nacional, e presidente da Comissão de Inquérito de Armas, em 2006.

Reconstrução do RS

A oficialização de Pimenta e os detalhes sobre a nova pasta serão dados durante visita do presidente ao estado, prevista para esta quarta-feira (15), quando serão anunciadas novas medidas de socorro à população gaúcha.

A criação do cargo já havia sido anunciada pelo governo mais cedo. A ideia é que o representante presidencial, com status de ministro, atue de forma permanente no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado, coordenando uma estrutura administrativa das ações federais na região. 

- Publicidade -

Lula irá a São Leopoldo do Sul em uma comitiva que inclui os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A expectativa é que, na ocasião, seja lançado um auxílio financeiro temporário para as pessoas afetadas pela catástrofe climática. O valor não foi informado. Com a saída de Pimenta da Secom, o cargo será assumido de forma interina pelo jornalista Laércio Portela. 

*Com informações de Agência Brasil.

LEIA MAIS
Que horas começa o Linha Direta nesta quinta-feira?

- Publicidade -
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress