Você sabe por que não existe flor preta na natureza? Quando o assunto são flores, é comum imaginar um ambiente colorido, como o vermelho das tulipas, o amarelo das margaridas e o azul do lírios. Sobretudo, não é comum a existência de flores pretas. Confira o motivo abaixo:
Por que não existe flor preta?
Segundo Enio Luiz, pesquisador da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ao Globo Rural, a cor preta da flor impediria a reprodução, a partir das sementes, por não atrair polinizadores – que são pequenos animais, como as abelhas, que fazem o trabalho de transferência do pólen.
LEIA TAMBÉM
Agro SP Solidário: agronegócio paulista se mobiliza para ajudar o RS
Produção de laranja poderá cair até 24% na safra 2024/25
Ele explica que a luz é um fator importante neste processo e, por isso, quando mais colorida, melhores chances que as espécies têm de sobreviver no meio.
Flores escuras na natureza
Por outro lado, é possível, sim, encontrar flores mais escuras na natureza, como as tulipas negras. Essa flor tem seis pétalas, alcançam até 60 centímetros e ostentam uma forte cor de vinho.
Ainda, há a rosa-do-deserto, que pode passar de 40 metros e também tem um tom puxado para o roxo escuro. Já a dália negra, do México, compartilha a tonalidade escura e precisa da luz direta do sol para sobreviver.