15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

STF julgará descriminalização do aborto no plenário presencial

Julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira (22) no plenário virtual da Corte

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai iniciar no plenário físico o julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. A data ainda não foi marcada.

O julgamento do caso foi iniciado na madrugada desta sexta-feira (22) no plenário virtual da Corte, mas um pedido de destaque do ministro Luís Roberto Barroso suspendeu o julgamento. O pedido de destaque é justamente a solicitação para levar para o plenário físico um julgamento que corre em ambiente virtual. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Bolsonaro consultou Forças Armadas sobre golpe após vitória de Lula, diz Cid, em delação  

Governo lança novo plano para pessoas com deficiência

 

- Publicidade -

A análise do caso no Supremo é motivada por uma ação protocolada pelo PSOL, em 2017. O partido defende que interrupção da gravidez até a 12ª semana deixe de ser crime. A legenda alega que a criminalização afeta a dignidade da pessoa humana e afeta principalmente mulheres negras e pobres.

Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto em casos de estupro, risco à vida da gestante ou fetos anencéfalos.

A ação é relatada por Rosa Weber, que deixará o tribunal na semana que vem ao completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente. A ministra será substituída por Barroso, que tomará posse na quinta-feira (28).
 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Rodeio de Jaguariúna 2023: reconhecimento facial é novidade no evento

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress