Um vídeo impressionante do Pantanal pegando fogo viralizou neste final de semana. Nele, é possível ver o fogo consumindo a mata nas margens do Rio Paraguai, enquanto moradores de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, comemoram na tradicional festa do Banho de São João.
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desde 1° de junho, 1.729 focos de incêndio foram identificados na região. Isso faz com que o município seja o mais atingido pelas queimadas no bioma em 2024.
O São João em Corumbá (MS).
— Leandro Barbosa (@Barbosa_Leandro) June 23, 2024
De fundo, o Pantanal em chamas.
O cenário do absurdo. pic.twitter.com/tcIcJkUKtX
Qual a causa das queimadas do Pantanal?
Segundo especialistas, um dos motivos que explicam as queimadas no Pantanal é a prática de utilizar o fogo para limpar terrenos ou preparar áreas. Para o professor do programa de pós-graduação em física ambiental na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Leone Curado, para a BBC Brasil, raramente as causas de incêndio são naturais.
LEIA TAMBÉM
Onde nasce o rio Amazonas?
O que é um rio voador? Entenda a importância desse recurso
Além disso, o período de julho a outubro costuma ser mais propensos aos incêndios e a tendência diminui a partir de novembro, com a chegada das chuvas.
Medidas do Estado
Como resposta, o governo estadual determinou a proibição do uso do fogo controlado nas propriedades e investimentos de R$ 50 milhões na estrutura de combate a incêndios florestais.
Na semana retrasada, a gestão Eduardo Riedel (PSDB) solicitou apoio federal. O Estado receberá quatro aeronaves de grande porte do Exército, e 50 agentes da Força Nacional serão enviados ao Mato Grosso do Sul. O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) também cedeu três aeronaves para uso no combate às chamas.
*Com informações de Agência Estado.