13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Unifal-MG lança trabalho inédito de recuperação ambiental

Modelo prevê mobilização da universidade, poder público e comunidade para regenerar a natureza dentro da cidade

 

A Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas), no Sul de Minas, está desenvolvendo um trabalho inédito que visa auxiliar na regeneração de espaços degradados no município, envolvendo diversos atores como a própria universidade, o poder público e a comunidade alfenense.

O conjunto de ações parte do estudo realizado na pós-graduação lato sensu em Educação para Sustentabilidade, da acadêmica e servidora da Unifal Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, sob orientação do professor Fabrício Casarejos Lopes Luiz.

LEIA TAMBÉM

Hemominas altera horário de funcionamento em 28/11

Copasa lança campanha de renegociação de dívidas

A partir de cooperação oficial entre a universidade e a Secretaria Municipal do Clima, Sustentabilidade e Inovação Social (Secsis), a pesquisa propõe um modelo onde os principais atores desempenham papéis e relações estratégicas para concretização da regeneração nos espaços, visando à reversão da degradação ambiental dos elementos naturais nos ambientes urbanos.

Segundo a autora, a Unifal-MG e a Prefeitura de Alfenas firmaram parceria através do Termo de Cooperação para identificar e relacionar os atores e as suas atribuições, monitorar os resultados parciais da cooperação e propor um modelo de governança com colaboração efetiva da universidade em prol do município.

- Publicidade -

“Em síntese, no modelo, são incluídas as forças direcionadoras, que pressionam pela mobilização, para oportunizar a implementação de ações regenerativas, neste caso. Seguindo o curso do modelo, soluções são propostas em conjunto para viabilizar a produção dos resultados, tornando assim a estrutura de governança da cooperação efetiva”, explica Julieta Aparecida.

Ainda, outros colaboradores devem fazer parte do projeto como o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), a Polícia Militar do Meio Ambiente de Minas Gerais (PMMA-MG), o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), a Câmara Municipal de Alfenas, além de representantes da sociedade civil, empresários e comunidade em geral.

LEIA MAIS

Ufla tem 567 vagas em cursos EaD de pedagogia e letras

- Publicidade -
Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress