Na noite desta terça-feira (08), será inaugurado o Memorial do ET, no Bairro Vila Paiva, em Varginha (MG). O evento terá início às 19h e será aberto ao público, com entrada gratuita. Estarão presentes as três mulheres, na época meninas, que avistaram as criaturas extraterrestres no dia 20 de janeiro de 1996.
A atividade também contará com a presença dos ufólogos Vitório Pacaccini, Marco Aurélio, Jamil Villanova e outros de renome internacional.
O local terá finalidade educativa, com um planetário para a exibição de filmes educativos e o histórico do caso do ET de Varginha. A história será contada em painéis suspensos e vídeos, em nove televisões instaladas nas mãos de ET´s lúdicos, criados pelo artista plástico Gleiber Piva. Também será um importante ponto turístico da cidade.
O Memorial do ET recebeu o nome de “Radialista Galvão Conde”, em homenagem ao jornalista falecido em 2017, aos 84 anos, que dedicou sua vida à comunicação e divulgação do nome de Varginha em rádios.
LEIA TAMBÉM
Duas pessoas morrem em acidente entre Ilicínea e Guapé (MG)
Homem tira a própria vida após matar ex-sogra e esfaquear ex-mulher
Festival volta a debater ciência em bares e restaurantes da região
14 ANOS PARA A FINALIZAÇÃO DO PROJETO
A construção do Memorial do ET foi anunciada em 2008; em 2010, a Prefeitura fez a escolha do terreno para a execução do projeto; e em 2011, a construtora responsável declarou falência e a obra foi interrompida.
Após algum tempo, as obras foram retomadas e foi prevista para 2013 a entrega da obra finalizada, porém, o calendário não foi cumprido. Em 2014, com 40% das obras concluídas, o Governo Federal cobrou a conclusão da obra e a devolução do recurso investido.
Em 2015, as obras foram pausadas pela Prefeitura de Varginha, sendo novamente estendido o prazo para conclusão, dessa vez para fevereiro de 2017, mas também não foi cumprido, assim como o terceiro prazo estipulado, em julho de 2017.
No ano passado, as obras foram finalizadas e a Secretaria de Turismo, antes instalada no Terminal Rodoviário, passou a funcionar no local. Agora, 14 anos após o anúncio do projeto, e 26 anos após o caso da aparição do ET, o Memorial será aberto.
LEIA MAIS
Exposição artística questiona forma como sociedade lida com bancos