18 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Obesidade em pets brasileiros é alarmante

Especialistas reforçam aos tutores necessidade de cuidar da nutrição e vida ativa dos animais; saiba como fazer isso

cachorro, pug
Obesidade em animais oferece risco de desenvolvimento de doenças (Foto: Freepik)

O índice de obesidade e sobrepeso em cães e gatos brasileiros saltou significativamente, entre 2011 e 2020. Houve um crescimento de 108% e 114%, respectivamente. Os dados são da rede norte-americana de cuidados veterinários, Banfield Pet Hospital.

A pesquisa realizada constatou que entre 25% e 40% dos pets brasileiros são obesos e, embora 95% dos entrevistados se preocupem com isso, 41% adiam a ida ao veterinário por causa do problema. (leia mais abaixo)

LEIA MAIS

Conheça o gato brasileiro que pode ser o maior do mundo

Cachorro pega dengue?

Fatores de risco

Os principais vilões da condição de obesidade nos animais são má-alimentação e o sedentarismo. A dieta inadequada consiste em

- Publicidade -
  • Alimentação em excesso, desprovida de balanceamento
  • Humanização dos pets, com oferta constante de alimentos humanos e petiscos que ultrapassam suas necessidades calóricas
  • Produtos de baixa qualidade nutricional

Enquanto o sedentarismo, além da falta de passeios com o animal, encontra seu extremo na vida em apartamentos, sem espaços adequados para exercício.

Outros problemas da saúde animal, como desequilíbrios hormonais e predisposição genética, contribuem no desenvolvimento da obesidade. Para agravar a condição, muitos tutores desconhecem os riscos associados a condição daí não entendem os seus sinais e gravidade.

Combate

O diretor comercial da Brazilian Pet Foods, Marcos Calsavara, fala que para superar essa tendência é importante adotar uma dieta nutritiva de alta qualidade e balanceada de acordo com a espécie, idade e porte do pet.

Em alinhamento a isso, é importante implantar uma rotina de exercícios regulares para os animais, ajudando a manter um peso saudável, além de frequentar veterinários para eventuais ajustes nessas práticas.

- Publicidade -

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

O que significa alerta vermelho na previsão do tempo?

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress