O hábito de tomar chá pode ser benéfico não apenas para ter uma quebra na rotina, mas também para ajudar na nutrição do organismo. Helen Sacconi conversou com a especialista em fitoterápicos Aurea Mayumi Hokama, que explica quais são os benefícios do chá de erva cavalinha para a saúde.
Também conhecida como Equisetum arvense, a cavalinha é uma planta medicinal utilizada desde a antiguidade. O seu chá consiste em uma infusão de ervas, que tem ganhado popularidade por causa dos seus diversos benefícios para a saúde. Confira algumas propriedades:
– diminui o inchaço;
– reduz inflamações da próstata;
– ação diurética;
– combate afecções nos rins e bexiga;
– previne o reumatismo;
– elimina ácido úrico.
LEIA TAMBÉM
Saiba como Jorge Aragão descobriu linfoma não Hodgkin
Como identificar pais narcisistas?
A especialista ainda explica que a cavalinha também pode ser utilizada para tratamento da anemia. Segundo ela, a erva enriquece o sangue, favorecendo a formação de glóbulos vermelhos. No caso de hemorragias nasais e menstruação excessiva, é possível tomar de duas a três xícaras por dia do chá.
Para aqueles que têm pressão alta e hipertensão, a planta pode ser combinada com o chá de alecrim. Por fim, Aurea Mayumi Hokama ainda destaca que a erva cavalinha é uma ótima opção de bebida para mulheres que estão na menopausa, já que repõe no organismo os minerais, combatendo a osteoporose.
Veja como preparar o chá de erva cavalinha
– Pegue uma colher de chá de erva cavalinha;
– Coloque em infusão em uma xícara de água fervida, e deixe em repouso de 5 a 10 minutos;
– Coe o chá e sirva;
– Tome de duas a três vezes ao dia.
LEIA MAIS
Desenrola: Caixa registra R$ 1,5 bilhão em dívidas renegociadas