26 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Como o vírus mayaro é transmitido?

Semelhanças com a chikungunya e a dengue dificultam o diagnóstico do vírus mayaro; saiba como ele é transmitido

Semelhanças com a chikungunya e a dengue dificultam o diagnóstico do vírus mayaro. (Foto: Reprodução/ Pixabay)

Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) identificou os primeiros casos de pessoas infectadas com o vírus mayaro em Roraima. Produzido pelo CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) e publicado na edição de maio da revista Emerging Infectious Diseases, o estudo acompanhou 822 casos de pacientes em estado febril entre 2018 e 2021. 

Como o vírus mayaro é transmitido?

O vírus mayaro ou MAYV é transmitido pelo mosquito silvestre Haemagogus janthinomys, o mesmo que transmite a febre amarela. Até o momento não existem registros de transmissão do vírus no Brasil por mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti. Porém, testes em laboratório já apontaram que a espécie tem sim a capacidade de transmitir o MAYV. Ainda assim, segundo pesquisadores, a experiência não confirma a possibilidade de transmissão pelo Aedes aegypti fora do laboratório.

O que é o vírus mayaro?

O mayaro é classificado como um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido por mosquitos silvestres. Ele é identificado principalmente em áreas de florestas ou regiões rurais da América Central e América do Sul. No Brasil, historicamente o MAYV é detectado em estados da região Norte. 

LEIA TAMBÉM

O que é teleofobia?

O que é herpes-zóster?

- Publicidade -

Quais os sintomas?

Dores no corpo

Fadiga

Artralgia

Dor 

- Publicidade -

Inchaço nas articulações

Por causa das semelhanças com outras enfermidades febris, como chikungunya e dengue, o diagnóstico clínico do MAYV pode ser mais difícil.

LEIA MAIS

Quem eram Marcelo Stocco e Ana Paula Vieira?

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress