No inverno, por conta do clima seco, alguns cuidados precisam ser redobrados. Um deles é com a pele do corpo, que, por falta de hidratação, pode acabar ficando ressecada. A jornalista Helen Sacconi conversou com a especialista em estética Marília Fernandes, que trouxe dicas de alguns cuidados para serem tomados.
Ela sugere o uso de óleos de banho, uma opção que pode ser feita durante o próprio banho, o que facilita a inclusão deste hábito na rotina. Ao sair, é só secar a pele normalmente com uma toalha.
Além disso, é possível usar hidratante a base de óleo. Este produto reforça a hidratação da pele do corpo, mas, para isso, precisa ser aplicado pelo menos uma vez por dia.
LEIA TAMBÉM
Saiba como não prejudicar os filhos com a separação
É possível engravidar usando DIU? Entenda como funciona
ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Por revestir o corpo todo, a pele atua como uma barreira de proteção contra agressões externas. De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), ao longo dos anos, ela vai passando por mudanças por causa da diminuição de alguns dos seus componentes, como o colágeno e a elastina, declínio de hormônios e desgastes físicos.
Assim, ela se torna mais fina e frágil, o que diminui o fator de proteção. Outros aspectos como radiação ultravioleta, poluição, tabagismo, alimentação inadequada, álcool, doenças dermatológicas e estilo de vida, também contribuem para esse envelhecimento.
A pele do idoso é ainda mais ressecada e desidratada, já que apresenta uma menor atividade das glândulas produtoras de sebo e de suor. Além disso, a diminuição da atividade imunológica a torna mais suscetível a infecções como micoses e viroses.
A exposição solar somada à diminuição da imunidade também pode contribuir para o surgimento do câncer de pele. Por isso, é importante manter cuidados e examinar qualquer lesão persistente na pele que não esteja cicatrizando, ou pinta e mancha que se modificam.
LEIA MAIS