12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que fazer para acabar com o ronco? Veja formas de tratamento

Barulho costuma causar problemas entre casais, além de poder ser um indicativo de doença

O ronco costuma ser um assunto muito polêmico entre os casais e famílias, por conta do incômodo causado. No “Mais Você” (EPTV/TV Globo), desta sexta-feira (25), o médico pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, especialista em sono, apresentou formas de tratamento para aliviar essa situação e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. 

Ele explica que o ronco é causado, principalmente, pelo fato da nossa garganta ser muito estreita. Quando dormimos, essa musculatura relaxa, o que inclui a faringe, deixando a passagem de ar mais estreita. Com isso, ao respirar, acaba provocando vibrações, que geram o barulho do ronco.

Quem está roncando não percebe, mas isso atrapalha o sono de demais moradores e pode afetar a saúde da própria pessoa. Por isso, o pneumologista deu algumas dicas sobre como acabar com o ronco:

1. Posição ao dormir

Um dos primeiros métodos para evitar o ronco é dormir sempre de lado, já que essa posição estabiliza a garganta. Ao deitar de barriga para cima, a língua tende a ficar para trás, o que obstrui ainda mais a passagem de ar. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Como é o coração artificial usado por MC Marcinho? 

- Publicidade -

Pathwork: conheça metodologia para o autoconhecimento

2. Evitar bebidas alcoólicas

Segundo o especialista, bebidas alcoólicas, e até mesmo alguns sedativos, contribuem para o relaxamento da musculatura. Por isso, aqueles que costumam roncar devem evitar o consumo de álcool antes de dormir.

3. Desobstruir o nariz

Aquela sensação de “nariz entupido” acaba fazendo com que as pessoas durmam de boca aberta, o que também faz com que a língua fique para trás. Para evitar esse tipo de situação, é recomendado fazer lavagem com soro fisiológico para desobstruir o nariz, ou até mesmo um tratamento nasal, dependendo do caso.

4. Tratamentos

Para casos mais graves, Lorenzi Filho diz que alguns tratamentos podem ser necessários para acabar com o ronco:

- Publicidade -

– Perda de peso: o pescoço também costuma engordar ao ganhar peso, deixando a via aérea mais estreita;
– Retirada das amígdalas: cirurgia que também ajuda a desobstruir o espaço da garganta;
– Placa “Anti Ronco”: aparelho bucal que contribui para dar mais espaço dentro da boca;
– CPAP (Aparelho de Pressão Positiva Contínua): recomendado para casos de apneia, este aparelho envia, por meio de uma máscara, ar sob pressão para a garganta de forma constante, desobstruindo as vias aéreas.

APNEIA DO SONO

Um dos principais problemas do ronco é que, além do incômodo, ele pode indicar a doença da apneia obstrutiva do sono. Essa condição acontece quando a pessoa tem uma parada da respiração durante o ronco, fazendo com que desperte brevemente. Por isso, aqueles que costumam roncar alto e de forma irregular precisam ficar atentos aos sinais, e, se for o caso, realizar o tratamento.
 

 

LEIA MAIS 

Vôlei Renata: Tudo EP transmite partidas do time de Campinas, ao vivo, a partir desta sexta

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress