- Publicidade -

Primeiro caso da nova variante da covid-19 é confirmado em São Paulo

Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, mais conhecida como Eris

compartilhar

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -

Nesta quinta-feira (17), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, conhecida como Eris, em São Paulo (SP). O caso aconteceu em uma paciente de 71 anos, que teve os primeiros sinais no fim de julho. 

“De acordo com o Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho”, diz, em nota, o Ministério da Saúde. 

“A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo”, informou o ministério. 

A Eris já foi identificada em 51 países e a subvariante possui mutações que conferem maior capacidade de transmissão e de escape imune. 

- Publicidade -
- Publicidade -

A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) alertou que a nova variante “capaz de aumentar o número de casos mundialmente e se tornar a cepa predominante, substituindo a XBB.1.16, atualmente predominante na maior parte dos países”.  

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

Eris: entenda a nova variante da Covid   

Quais são as red flags em um relacionamento?

- Publicidade -

O presidente da SBI, Alberto Chebabo, reforçou que apesar da Eris ser altamente mutante, a OMS a classificou como de baixo risco para a saúde pública em nível global e que não houve modificação no cenário de casos notificados de covid-19 ou aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave até o momento. 

Com a identificação da nova variante no Brasil, o Ministério da Saúde reforça que a vacinação é a principal medida de combate à covid-19, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença. 

  

LEIA MAIS 

Saiba como Jorge Aragão descobriu o linfoma não Hodgkin

- Publicidade -
Rafaela Viveiros
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.

Leia mais

BBB 26: quem são os alvos de Babu para o Paredão?

Líder da semana, Babu Santana comenta desavenças na casa e revela quais participantes o incomodam no jogo

Palmeiras x São Paulo: onde assistir?

Clássico deste sábado pelo Paulistão coloca o Verdão contra um São Paulo pressionado e perto da zona de rebaixamento

Quais frutas ajudam a aliviar o calor e a manter o corpo hidratado?

Entenda por que algumas opções se destacam nos dias mais quentes e como consumi-las sem exageros

- Publicidade -

- Publicidade -