Nos meses de agosto e setembro, a reprodução dos escorpiões aumentam e por isso há um maior número do bicho nos locais. O período também é marcado pela maior concentração de veneno nas fêmeas. Dessa forma, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados com limpeza de quintais, retirada do acúmulo de madeiras, pedras, entulhos que são locais de acomodação dos animais peçonhentos. Confira como se cuidar nos meses de maior incidência.
Para evitar acidentes com escorpiões, siga essas medidas de prevenção:
– Mantenha a limpeza do quintal, removendo acúmulos de madeiras, pedras e entulhos, que são locais de acomodação dos animais peçonhentos.
– Evite a presença de baratas, que servem de alimento para os escorpiões, mantendo a casa limpa e livre desses insetos.
– Utilize tampas nos ralos de banheiro e pias de cozinha, e utilize panos nos vãos das portas para evitar a entrada dos escorpiões.
– Realize a manutenção regular das caixas de esgoto e gordura, pois os escorpiões costumam ficar escondidos durante o dia e saem para caçar à noite.
– Evite que cobertas, lençóis e colchas encostem no chão, pois os escorpiões podem subir por esses tecidos.
– Realize a desinsetização (aplicação de inseticida) regularmente a cada 3 meses para controlar a população de escorpiões na área.
O QUE FAZER SE FOR PICADO POR UM ESCORPIÃO?
– Lave o local da picada com água e sabão.
– Mantenha o local da picada voltado para cima.
– Não corte, fure ou aperte o local da picada.
– Beba bastante água.
– Procure imediatamente atendimento médico em um serviço de saúde
LEIA TAMBÉM
Pássaro bate-bico volta a aparecer no Rio de Janeiro após 30 anos
O calor mata? Descubra os efeitos das altas temperaturas
O QUE É UM ESCORPIÃO?
Os escorpiões são animais pertencentes ao Filo Arthropoda, classe Arachnida, e são comuns em regiões tropicais e subtropicais. Durante os meses de agosto e setembro, ocorre a época de reprodução dos escorpiões, quando as fêmeas apresentam maior concentração de veneno, resultando em uma maior proliferação desses animais em diversos locais. É fundamental redobrar os cuidados e prevenir a presença deles em nossas casas, especialmente em áreas externas, como quintais.
LEIA MAIS
Beber cachaça mata? Entenda riscos da ingestão exagerada de álcool