A cirurgia para colocar silicone é muito comum no Brasil. De acordo com levantamento da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), 319 mil próteses são implantadas no país, todos os anos. Mas, como todo procedimento invasivo, ela conta com alguns riscos.
No entanto, não há motivo para pânico, já que as estatísticas ainda mostram que há uma parcela muito pequena de mulheres que sofrem efeitos adversos mais graves. Além disso, muitos deles podem ser solucionados apenas realizando a troca ou a remoção das próteses.
Antes de realizar qualquer intervenção do tipo, também é necessário passar por muitas avaliações e exames, assim como conversar com um médico especialista para tomar a melhor decisão. No caso do processo de colocar silicone, para evitar possíveis complicações é importante procurar um profissional experiente, que faça os exames necessários, as avaliações corretas e tenha equipamentos seguros e de qualidade.
LEIA TAMBÉM
Quais são os riscos de usar shampoo de cachorro em humano?
Quais os riscos do preenchimento labial com ácido hialurônico?
Confira alguns riscos que podem surgir ao colocar silicone:
1. Abertura do corte
Após a cirurgia, um dos problemas que podem surgir é a abertura dos pontos de incisão, se eles forem forçados. Para prevenir essa complicação, é necessário que a paciente siga devidamente a orientação do médico para o período pós-operatório.
Se for utilizado o sutiã cirúrgico, por exemplo, é recomendado evitar movimentos bruscos, não carregar peso e não levantar os braços acima da altura dos ombros por, pelo menos, 15 dias.
2. Flacidez e estrias
Outro risco de colocar silicone é o surgimento da flacidez e estrias. Com o procedimento realizado, a pele vai precisar comportar a prótese, e, quando esticada acima da capacidade, é comum que apareçam as estrias. Mas manter a pele hidratada é uma forma de prevenir o surgimento delas e da flacidez, especialmente se os cremes utilizados tiverem colágeno na fórmula.
3. Infecções
Um dos principais receios ao fazer um procedimento cirúrgico como esse é o risco de infecções. Porém, essa complicação pode ocorrer a partir de qualquer intervenção feita no corpo, não apenas ao colocar silicone. Se o procedimento for realizado por um cirurgião experiente, seguindo os cuidados e recomendações necessárias, este é um problema que pode ser evitado.
LEIA MAIS