As softs skills são competências intrapessoais e interpessoais que afetam a forma de interagir com o outro e com as situações. Habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, inteligência emocional e criatividade são algumas das soft skills mais valorizadas no contexto atual e para o cenário futuro de trabalho.
Educar as crianças para ter um bom desempenho na vida pessoal e nas profissões do futuro que estão em constante mudança é um desafio para a maioria das famílias. Portanto, é importante ajudar o filho a desenvolver essas competências ainda na infância. Ensiná-las a pensar de forma profunda, crítica e criativa para encontrar novas ideias e soluções é fundamental para obter sucesso em diversos aspectos da vida.
Quer saber como estimular seu filho para desenvolver essas habilidades que são tão valiosas? Vou apresentar algumas sugestões:
Estimule a curiosidade
As crianças são genuinamente questionadoras, e essa é a base para construir o pensamento próprio com argumentos fortes e inovadores. Aproveite esta curiosidade natural que elas têm sobre o mundo para iluminar seu universo de aprendizagem!
LEIA TAMBÉM
Ultrassom microfocado: conheça tecnologia de efeito lifting
Entidades registram alta nos casos de Covid-19
Aprender a aprender
Incentive a leitura e a busca por conhecimento. Já sabemos os inúmeros benefícios de ler, mas é sempre bom relembrar que as boas leituras ajudam a criança a desenvolver o caminho para construção de conhecimento, da imaginação e do julgamento crítico.
Aprender a aprender é uma habilidade fundamental para desenvolvimento pleno e saudável que se desdobra a vida inteira.
Experimente realizar com as crianças atividades lúdicas científicas
As crianças adoram fazer experimentos caseiros. Dessa forma, vocês podem exercitar a capacidade de observação, concentração, análise, investigação e realizar muitas descobertas interessantes que estimulam a criatividade. O importante é despertar na criança o espírito criativo!
Utilize materiais reciclados para criar brinquedos e novas brincadeiras
Aprender novas formas de brincar aumenta as conexões do cérebro. Incentive a criança a criar brinquedos inovadores com materiais diversos como garrafas pets, caixas, tecidos e outros materiais para ativar o potencial cognitivo e imaginativo.
Use e abuse da arte
Use a música, a pintura, a dança e o faz de conta como estratégias artísticas potentes para para a criançada expressar com autenticidades e beleza suas emoções, talentos, habilidades e novas formas de saberes.
Brinque na natureza
As brincadeiras ao ar livre oferecem desafios, diversão e muitas possibilidades para desenvolver a inteligência, habilidades físicas e a coragem. Desbravar novos horizontes potencializa a aprendizagem.
Aprender a conviver
Desenvolver inteligência emocional é fundamental para aprender autorregulação, compreender o outro, aceitar as diferenças e ter um bom convívio no ambiente social.
Desenvolver a criatividade
O comportamento criativo ensina à criança a aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a pensar o mundo fora da caixinha.
Aprender como descobrir e desenvolver a curiosidade, a imaginação, o questionamento, o pensamento critico e habilidades de enfrentamento para os desafios da vida futura, podem despertar na criança um universo de possibilidades de realização e felicidade. O desenvolvimento das potencialidades e soft skills valiosas para o crescimento pessoal e sucesso profissional podem ser trabalhadas com conhecimento e brincadeiras desde muito cedo.
LEIA MAIS
Operários caem de estrutura de oito metros em montagem para desfile de 7 de setembro