Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia Internacional do Yoga. De acordo com a ONU, a “essência do yoga é o equilíbrio, não apenas no corpo e na mente, mas também na relação humana com o mundo. A prática do yoga enfatiza valores como atenção plena, moderação, disciplina e perseverança”. Uma dúvida muito comum ao se referir à prática é qual é a maneira correta de se escrever: ioga ou yoga? Ambas as formas estão corretas, sendo que “Ioga” é uma adaptação ao português, enquanto “Yoga” é a grafia original.
Outra dúvida recorrente é em relação à pronúncia. Se você for usar o termo em português, “Ioga”, pode pronunciar “Ióga”, com o “o” aberto. Mas, em todo o mundo, se diz “Yôga”, com o “o” fechado, seguindo a escrita internacional. Veja outras informações sobre a prática:
Qual é a diferença entre yoga e pilates?
Embora sejam práticas distintas, ambas podem melhorar a postura, flexibilidade, respiração e fortalecimento muscular. Os benefícios das duas práticas são bastante similares e podem ser incluídas em qualquer rotina de treino. No entanto, a diferença está na forma como são praticadas: o pilates geralmente utiliza aparelhos, enquanto o yoga faz uso apenas de tijolinhos e elásticos para exercícios específicos.
Além disso, o yoga aborda questões emocionais e até espirituais, sendo associado a atividades religiosas orientais, como o hinduísmo e o budismo.
Quais são os exercícios de yoga?
Confira quatro exercícios para iniciantes que podem ser feitos em casa:
1. Postura do cachorro olhando para baixo:
Uma das posturas mais populares do yoga para iniciantes é a do cachorro olhando para baixo, que é fácil de executar e excelente para alongar e aquecer o corpo. O principal benefício desse exercício é trabalhar a flexibilidade.
Passo a passo: Com os pés firmes no chão, coloque as palmas das mãos no chão à frente dos seus pés. Imagine formar um triângulo. Aos poucos, afaste os braços das pernas, abrindo o triângulo. Flexione levemente os joelhos e vá levantando os calcanhares, empurrando o chão e alongando sua coluna. Outra variação dessa postura é descer o calcanhar, mantendo todo o pé no chão e esticando os joelhos.
2. Postura do guerreiro:
Essa posição trabalha o fortalecimento dos membros e, como benefício adicional, promove o relaxamento dos pontos de tensão do corpo.
Passo a passo: Mantenha o pé direito firme no chão e mova a perna esquerda para trás, afastando-a bem e mantendo-a em uma diagonal para manter o equilíbrio. Flexione o joelho direito e mantenha-o apontado para frente. Levante os braços, alinhados com os ombros, e olhe para cima. Mantenha-se nessa posição e respire lentamente e profundamente. Depois, inverta a posição.
LEIA TAMBÉM
Para que serve o Zolpidem? Entenda mais sobre o medicamento que divide opiniões
Por que o risco de infartos aumenta no inverno?
3. Postura do gato e da vaca:
Essa postura é composta por dois exercícios distintos: o “gato” e a “vaca”. A união dessas atividades aquece os músculos e fortalece a coluna, promovendo principalmente o bom funcionamento do sistema digestivo.
Passo a passo para a posição da vaca: Apoie as mãos e os joelhos no chão, formando uma base com os quatro apoios. Mantenha os joelhos e os braços esticados. Inspire lentamente, empurrando as mãos e os joelhos em direção ao chão, arqueando as costas e olhando para cima. Em seguida, expire soltando o ar pausadamente.
Passo a passo para a posição do gato: Enquanto solta o ar, vá levantando as costas, arredondando-as, abaixe a cabeça e olhe para o umbigo, como fazem os gatos.
4. Balancing table:
Nesse exercício você precisará superar seus limites, pois a postura exige um pouco mais dos braços e pernas, estimulando o equilíbrio e a coordenação motora. Quando praticado regularmente, promove o fortalecimento muscular e melhora do equilíbrio. A dica principal é concentrar a força no abdômen, o centro do corpo.
Passo a passo: Com as palmas das mãos e os joelhos apoiados no chão, na posição de quatro apoios, levante o braço esquerdo para frente e estique a perna direita para trás, de modo que ambos fiquem nivelados quando estendidos. Concentre a força no abdômen e respire profundamente algumas vezes. Em seguida, inverta a posição. Faça o exercício com calma, tente manter a posição por alguns minutos, descansando sempre que necessário. A ideia é que você supere gradualmente seus limites, evitando lesões.
Aproveite o Dia do Yoga e desfrute dos benefícios dessa prática em sua rotina diária.
LEIA MAIS
Esteatose hepática: Saiba o que é a doença de Zezé Di Camargo e suas consequências