19 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Sertanejo

Chitãozinho e Xororó no Rock in Rio: relação da dupla com festival é antiga

Pela primeira vez em sua história, Rock in Rio terá músicas sertanejas em seu line up; Chitãozinho e Xororó, Ana Castela, Luan Santana e Simone Mendes vão represntar o gênero no festival

Chitãozinho e Xororó (Foto: Reprodução/Instagram)

*Por Vitória Graciotti

Nesta segunda-feira (28), a organização do Rock in Rio divulgou o line up do ‘Dia Brasil’ do festival que, pela primeira vez, em quarenta anos, terá atrações sertanejas.

Chitãozinho e Xororó, Ana Castela, Luan Santana e Simone Mendes, compõem a grade de shows para o dia 21 de setembro, ao lado de grandes nomes da música brasileira.

As teorias sobre o sertanejo estar presente no Rock In Rio não são de hoje. Em 2023, houve uma movimentação forte na mídia especializada no gênero, falando sobre a possível participação do cantor Luan Santana e, desta vez, se concretizou.

Além disso, os artistas confirmados participaram da gravação da música-tema do evento, “Deixa o Coração Falar”, com todos os lucros da canção e do clipe, que serão lançados em breve, sendo destinados à Ação da Cidadania e ao Projeto Gerando Falcões. Nomes como Iza, Pedro Sampaio, Alcione, Simone Mendes e outros estiveram presentes na gravação. Veja abaixo:

A crescente da música sertaneja vem se tornando cada vez mais evidente, o gênero, que atualmente é o mais popular, começou dominando as rádios e os principais canais de televisão, logo após a popularização das festas de peão, com atrações musicais e, por fim, a internet.

A dupla Chitãozinho e Xororó tem carreira marcada por pioneirismo, sendo responsáveis por inúmeros feitos na música brasileira como, por exemplo, se apresentar no Canecão nos anos 1990, época em que apenas os maiores nomes da MPB conseguiam a oportunidade de se apresentar para o público elitizado que frequentava o local. Aliás, até hoje, o Rio de Janeiro é um estado resistente à música sertaneja, predominando o pagode, samba, funk e MPB.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Referência do sertanejo volta aos palcos após 30 anos

Clássico da música sertaneja foi censurado pela ditadura

- Publicidade -

Chitãozinho e Xororó e as mudanças no cenário musical


Quando falamos das maiores duplas de música sertaneja, não demora para o nome Chitãozinho e Xororó ser citado, isso porque a dupla revolucionou o mercado do gênero em diversos momentos diferentes da carreira. Essas mudanças podem ser observadas até hoje.

Apesar de não haver um registro específico e concreto, em uma retrospectiva simples, podemos lembrar que Chitãozinho e Xororó foi uma das primeiras duplas sertanejas a tocar em uma rádio FM.

Com a regravação de ‘No Rancho Fundo’, eles também são os primeiros sertanejos a entrar em uma trilha sonora de novela das 20h – ‘Tieta’, exibida em 1989 pela EPTV/ TV Globo.

O disco com a música ‘Fio de Cabelo’ ultrapassou a vendagem de um milhão de cópias, número que, na época, poucos artistas, como Roberto Carlos, conseguiam alcançar, levando a dupla para o reconhecimento nacional.

Foi assim que a dupla passou a ser convidada para eventos e programas de televisão, que anteriormente não olhavam para artistas da música sertaneja.

E dessas participações, em especial no programa ‘Clube do Bolinha’, exibido na Rede Bandeirantes, que, anos mais tarde, a dupla criou um vínculo com Zezé di Camargo e Luciano e Leandro e Leonardo. Juntos criaram o ‘Amigos’, primeiro grande projeto unindo os maiores nomes da música sertaneja da época, sendo exibido entre 1995 e 1998.

Chitãozinho e Xororó e o Rock in Rio

Em algumas entrevistas, os artistas contam que, em 1985, na primeira edição do Rock in Rio, eles estiveram presentes para assistir às atrações e ficaram impressionados quando viram as tecnologias utilizadas pela banda Yes, em especial, os efeitos de fumaça e a ilusão de sair de baixo do palco no momento da entrada. A dupla utilizou aquele show como inspiração e, a partir dele, passaram a investir cada vez mais em tecnologias para transformar um simples show, voz e viola, em um verdadeiro espetáculo.

Na época, os cantores da música sertaneja costumavam se apresentar utilizando viola, violão e sanfona. É perceptível nos arranjos da dupla que, desde o início da carreira, além do agudo inconfundível de Xororó, sempre visaram o diferente, trazendo produções mais elaboradas e elementos de outros gêneros musicais.

Essa ‘ousadia’ da dupla mudou completamente o cenário dos shows sertanejos e, atualmente, podemos ver artistas que investem cada vez mais em elementos visuais para criar uma experiência completamente diferente a cada show.

Quem é Vitória Graciotti?

Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress