A Festa do Peão de Barretos é considerada, há mais de trinta anos, como um dos maiores eventos do segmento no Brasil, se tornando um sonho a ser atingido por todos aqueles que consomem música sertaneja. A festa reúne três pilares que, juntos, chamam a atenção de milhares de pessoas que viajam de todo os lugares do país para viver intensamente os dias de festa com: moda, música e tradição.
Tradição: Como nasceu a Festa do Peão de Barretos?
A festa começou nos anos 1950, a partir de uma ideia do grupo Os Independentes para arrecadar fundos para entidades assistenciais da região de Barretos. O evento mantém a tradição filantrópica até hoje. Como regra, os integrantes do grupo Os Independentes eram diretamente ligados a agropecuária local. O resultado foi que, na década de 1960 o número de eventos ligados a rodeios no Brasil havia crescido muito e inúmeros peões acabaram se tornando competidores, participando de várias festas em busca dos prêmios.
A moda country
Com o passar dos anos e um público crescente vindo dos quatro cantos do Brasil, a festa se tornou uma verdadeira passarela da moda, reunindo centenas de influenciadoras e especialistas em moda country. O evento também movimenta muito o comércio de roupas do estilo, que visa um aumento na procura de looks para essa época do ano.
Música sertaneja
Tradicionalmente, a festa reúne os maiores artistas da música sertaneja. Por muitos anos, o line up de Barretos, se tornou um termômetro de sucesso, afinal, apenas os destaques do mercado sertanejo são convidados a participarem da festa. No palco, já se apresentaram os maiores nomes do gênero, como:
- Zezé Di Camargo e Luciano,
- Leonardo,
- Bruno e Marrone,
- Chitãozinho e Xororó (a dupla estará na edição de 2024)
E claro que, atendendo as demandas da nova fase da música sertaneja, Barretos se reinventou e trouxe uma programação de shows para todos os estilos:
O primeiro dia foi comandado por Luan Pereira, Lauana Prado e DJ Lucas Beat;
Na primeira sexta-feira (16), a festa fica por conta de Simone Mendes, Bruno & Marrone, Maiara & Maraisa, Kleo Dibah, Thauane Fontinelli, Country Beat, Rayane & Rafaela e Michel Teló;
O sábado (17) será marcado por nomes como: Jorge & Mateus, Ana Castela, César Menotti & Fabiano, Jiraya UAI, Trio Parada Dura, Felipe & Rodrigo, João Pedro & Cristiano, Pedro Libe e É O Tchan.
Encerrando o primeiro final de semana, no domingo (18), as festividades são por conta de Edson & Hudson, Matheus & Kauan e Lourenço e Lourival.
A segunda semana de evento, é marcada por algumas participações surpresas e também grandes nomes do sertanejo universitário, confira:
- Segunda-feira (19)
Palco Estádio: Deive Leonardo
Palco Amanhecer: Bruninho & Davi / Paula Mattos - Terça-feira (20)
Palco Estádio: Em breve
Palco Amanhecer: Lucas Reis & Thácio / Guilherme & Benuto - Quarta-feira (21)
Palco Estádio: Os Menotti 20 anos – Especial Os Embaixadores com Participações Especiais
Palco Amanhecer: Bruno & Barretto / Gabi Martins - Quinta-feira (22)
Palco Estádio: Matogrosso & Mathias / Daniel / Victor & Léo
Palco Amanhecer: Pedro Paulo & Alex / Luiz Claudio & Giuliano / Augusto & Atílio / Coleto & Gabriel - Sexta-feira (23)
Palco Estádio: Zezé Di Camargo & Luciano / Zé Neto & Cristiano / Luan Santana
Palco Amanhecer: Munhoz & Mariano / Hugo Pena & Gabriel / Bruno Cesar & Rodrigo / Guilherme & Santiago
Barretão Elétrico: Banda Eva - Sábado (24)
Palco Estádio: Cody Johnson / Chitãozinho e Xororó / Hugo & Guilherme
Palco Amanhecer: Fiduma & Jeca / Jads & Jadson / Bruno Rosa / Zé Ricardo & Thiago / VH & Alexandre
Barretão Elétrico: Claudia Leitte - Domingo (25)
Palco Estádio: Em breve
Palco Amanhecer: Em breve
CLIQUE AQUI PARA VER MAIS NOTÍCIAS DO GÊNERO NO TUDO SERTANEJO
*Texto escrito por Vitória Graciotti especialmente para o Tudo EP
Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.
LEIA MAIS