22 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Sertanejo

Country ganha força no Brasil com Fernando e Sorocaba

Sorocaba, da dupla com Fernando, é um dos principais representantes do Country no Brasil; estilo vem ganhando destaque mundialmente

Fernando e Sorocaba gravam projeto com importantes nomes do Country nos EUA (Foto: Reprodução/Instagram)

*Por Vitória Graciotti

A cantora Beyonce emplacou cinco músicas entre as mais ouvidas no Hot 100 da Billboard Brasil. Apesar de ser uma cantora aclamada pela música pop, a influência country tem se tornado uma grande tendência no mercado musical. No Brasil, nós temos a música sertaneja que domina as paradas de sucesso, nos EUA temos cada vez mais artistas migrando e mesclando os diversos estilos musicais com o country.

Com 21 faixas, “Cowboy Carter” agora tem, além do single, “II Most Wanted”, “Spaghetti”, “Jolene” e “Bodyguard”. E apesar de causar certo estranhamento em quem a conhece como ícone da música pop, esse movimento não é tão incomum.

LEIA MAIS

Roberta Miranda grava DVD em São Paulo

Clássico da música sertaneja foi censurado pela ditadura

- Publicidade -

A cantora Taylor Swift, apesar de uma maior visibilidade nos últimos anos, iniciou a carreira musical no country. Com apenas 14 anos, mudou-se para Nashville/TN, conhecida como “Cidade da música”, para dedicar-se a sua carreira no estilo musical, assinando um contrato de composição com a Sony e alguns anos depois com a Universal Music.

Filha de um dos principais nomes da música country, a cantora Miley Cyrus também não ficou de fora desse movimento. Embora Miley tenha ganhado destaque no mundo da música pop com seu papel na série Hannah Montana, desde cedo demonstrou uma afinidade natural com o country. Ao longo de sua carreira, a cantora fez várias incursões no gênero e transitou entre diferentes estilos musicais.
Em Younger Now, álbum de 2017, a artista explorou suas raízes no country. Mesclando o ritmo com sonoridades do pop e claro que, não podemos deixar de citar o clássico “Party in the U.S.A”, lançado em 2009.

Country no Brasil

Apesar de uma notoriedade maior com o álbum da cantora Beyonce, no Brasil, a tendência do country ganhou força em 2022, com o ápice de Ana Castela e Luan Pereira, que implementaram o country nas roupas e nas músicas, mas dessa vez, com a reutilização do estilo firmado por Dolly Parton, nos anos 70, trazendo para o country as roupas extravagantes com glitter, cores e estampas diferentes.

Com o crescimento recente dessa influência country norte-americana, algumas duplas que sempre utilizaram desses recursos, passaram a investir ainda mais. Um dos grandes e talvez o principal nome da música sertaneja que visa ao máximo os traços do country, é a dupla Fernando e Sorocaba.

- Publicidade -

Fernando e Sorocaba investem no Country

Desde sua ascensão no movimento sertanejo universitário – que foram pioneiros, a dupla manteve traços que remetessem ao estilo tradicional. Sorocaba sempre utilizando chapéu e trazendo em suas composições elementos do agro (terra, bota, chapéu), além de resgatar traços como o uso de violino nos arranjos.

“Livre”, lançada em 2013 – que também é uma composição da dupla, é um ótimo exemplo desse resgate a música country, tornando o Sorocaba um dos principais personagens do country no Brasil. Já o Fernando, com sua multifuncionalidade, transita muito bem entre todos os estilos nos arranjos criados para as músicas. O “DVD Acústico” lançado em 2010, também ilustra essa influência, inclusive em diversos momentos, o cantor Sorocaba apresenta uma introdução com violino.

Recentemente, a dupla viajou a Nashville/TN para gravar o novo projeto intitulado NASH. A cidade foi palco de mais um projeto grandioso da dupla que, dessa vez, trouxe a participação especial de grandes nomes do country norte americano, como Lee Brice, Dustin Lynch, Locash e Chris Weaver Band, além de regravações de clássicos do country e músicas inéditas.

No início do ano gravaram o audiovisual “Na Pescaria” honrando as raízes de Fernando que, nesse projeto, atuou como primeira voz.
A escolha de Nashville para um projeto tão especial, é óbvia, conhecida mundialmente como “A Cidade da Música”, a capital do Tennessee oferece música ao vivo para ver e ouvir todos os dias, de dia e de noite. Os honky-tonks, famosos em todo o mundo, estão localizados na Broadway e oferecem música ao vivo 365 dias por ano. Com mais de 150 estabelecimentos musicais na cidade, desde grandes arenas e teatros até pequenos bares com todo tipo de música.

Nashville também abriga a United Record Pressing, a maior produtora de discos de vinil da América do Norte. Inaugurada em 1949, a URP já prensou discos para ninguém menos que Miles Davis, Bob Dylan, The Beatles, Beyoncé, Justin Timberlake e Ludacris.

Quem é Vitória Graciotti?

Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.

LEIA TAMBÉM

O que é Queernejo?

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress