O cantor Marrone, da dupla sertaneja com Bruno, deu um susto nos fãs ao precisar passar por um procedimento de emergência nesta segunda-feira (17). O sertanejo de 58 anos está internado em um hospital de Goiânia (GO) e passa bem.
O que aconteceu com o Marrone?
Marrone foi diagnosticado com glaucoma em estágio avançado em ambos os olhos. Ele ficará afastado dos palcos por, pelo menos, 15 dias, até passar por uma reavaliação. De acordo com um comunicado publicado pela dupla, a agenda será mantida por Bruno no período. Veja a nota completa:
LEIA MAIS
Dia dos namorados: quais as melhores músicas sertanejas para se declarar?
Qual estado de saúde de Cristiano, da dupla com Zé Neto?
O que é o glaucoma?
De acordo com o ministério da Saúde, glaucoma é uma doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira.
Quais os sintomas do glaucoma?
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica, vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lado.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco do glaucoma são:
- Ter parentes portadores de glaucoma,
- Ter mais de 40 anos,
- Ter alto grau de miopia
- Ser diabético
Diagnóstico
O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intraocular. Às vezes podem ser necessários outros exames, como de fundo de olho e campo visual.
Tratamento
Após o diagnóstico, o tratamento vai desde a utilização de colírios, que baixam a pressão ocular, a cirurgias e ao uso do laser.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Sendo uma doença crônica e sem cura, ele pode ser controlado com o uso de medicamentos apropriados que normalizam a pressão intraocular e impedem que a doença avance provocando a perda da visão.
LEIA TAMBÉM