*Por Vitória Graciotti
Na noite da última terça-feira (19), o cantor Ataíde, uma das principais vozes do gênero sertanejo dos anos 1980, retornou aos palcos, após 30 anos afastado.
Reconhecido pela brilhante carreira no sertanejo, ao lado de Alexandre, dessa vez, o cantor retorna com o projeto Ataíde & Ataíde, em conjunto com seu próprio filho.
LEIA MAIS
“Boate Azul”, conheça a história do clássico sertanejo
Parceria com o filho
Inicialmente, o projeto contou com a gravação de um DVD na casa noturna Tokio Marine Hall, em São Paulo. “De Volta Ao Começo” é um marco que visa resgatar a história musical do cantor, que participou da formação original da dupla Ataíde e Alexandre, entre os anos 1980 e 1990.
“Para nós é uma responsabilidade muito grande, são músicas que fizeram parte da vida de muitas pessoas e gravá-las novamente é uma grande honra” comenta Ataíde em entrevista exclusiva.
Para essa nova etapa, a dupla contou com a participação do cantor Chrystian, ex Chrystian e Ralf, a dupla Pedro e Paraná e a cantora Bárbara Ferrari. O responsável por produzir esse projeto foi o renomado Orlando Baron, cinco vezes indicado ao Grammy Latino, sendo vencedor em 2014, na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”.
Confira alguns dos maiores sucessos da dupla, que fazem parte do repertório desse novo DVD e emocionaram a plateia:
- “Você Marcou Pra Mim”
- “Táxi”
- “Doces Palavras”
- “As Avenidas”
- “Rosas e Versos”
O palco não foi uma novidade para Sérgio, filho de Ataíde, que também já teve um projeto ao lado do pai. Durante mais de 20 anos, ele foi pastor evangélico e se desligou da igreja em 2018 para viver o sonho da música e juntos realizarem o desejo da família de retornar aos grandes shows.
A carreira
Ataíde começou profissionalmente na música em 1982, quando gravou o disco “Meus Caminhos”, lançado no ano seguinte pela RCA, empresa internacional e, na época, detentora de artistas como Elvis Presley e Sérgio Reis. Ao lado do parceiro, foram 6 LPs lançados até o fim da dupla, em 1992.
Diferente de muitos daquela época, a dupla Ataíde e Alexandre preserva o romantismo em suas músicas e obteve reconhecimento nacional desde o primeiro disco. A dupla se manteve por dez anos e, nesse período, além do título de “Cantores Revelação de 1983”, também conquistaram o tão sonhado Disco de Ouro.
Antes de se tornar uma das vozes mais importantes do gênero sertanejo, Ataíde foi, durante muitos anos, garçom em restaurantes na região central de Campinas (SP)
Em entrevista ao jornalista André Piunti, o artista relembra que chegou a Campinas em 1965, utilizando o trem Maria Fumaça, que hoje se tornou um ponto turístico. Na época, ele desceu na estação em frente ao FEPASA e ao caminhar em direção à AV. Campos Sales encontrou, como oportunidade de emprego, uma vaga de garçom na Churrascaria Gaúcha e no restaurante Rosário, dois pontos tradicionais na cidade.
E foi assim que, entre um expediente e outro, em todas as oportunidades, ele cantava nos bares e restaurantes de Campinas, até conhecer o Alexandre em um show de circo, em 1978, e formarem a dupla Ataíde e Alexandre.
Quem é Vitória Graciotti?
Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.
LEIA TAMBÉM