31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Até quando devo receber meu informe de rendimento?

Documento é necessário para o IR (Imposto de Renda); disponibilização é obrigatória e pode ser feita por correio ou na forma digital

Prazo para a declaração de IRPF está chegando (Foto: Agência Brasil)

O período para entrega das declarações de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2024 está chegando. Neste ano, o prazo vai de 15 de março a 31 de maio.

A declaração do IRPF é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos. O contribuinte com rendimentos de até R$ 2.824 mensais será beneficiado com a isenção.

LEIA MAIS

Que horas os bancos abrem na Quarta-feira de Cinzas?

Dengue: Brasil tem 512 mil casos prováveis da doença

Até quando devo receber meu informe de rendimento?

Os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para enviar aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a 2023. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras aos seus clientes.

- Publicidade -

A disponibilização dos informes de rendimentos é obrigatória e pode ser feita pelo correio ou na forma digital, por e-mail, internet ou intranet.

O que é o informe de rendimento?

Informe de rendimento é um documento obrigatório na declaração do IRPF. Entre as informações contidas nos informes de rendimentos estão:

  • Total dos rendimentos tributáveis, como salários;
  • Descontos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • Rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte, como o 13º salário;
  • Imposto de renda retido na fonte, se houver;
  • Eventuais rendimentos isentos, como venda das férias e descontos;
  • Despesas com plano de saúde ou odontológico coletivo, se houver.

A Receita orienta o contribuinte a guardar os informes de rendimentos por, no mínimo, 5 anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. A regra também vale para os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas na declaração.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

WhatsApp protegido: 5 formas de colocar senha no app

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress