15 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Como ficou a correção monetária do FGTS no STF?

STF decidiu que a correção monetária das contas do FGTS deve garantir a reposição da inflação medida pelo IPCA

STF decidiu que a correção monetária das contas do FGTS deve garantir a reposição da inflação medida pelo IPCA. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (12), o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que a correção monetária das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve garantir ao menos a reposição da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Veja como será a remuneração a partir de agora: 

Como ficou a correção monetária do FGTS no STF?

O STF decidiu que a remuneração das contas do FGTS deve ter um valor que garanta o índice oficial da inflação. Desta forma, o cálculo será feito pela seguinte sistemática: TR (taxa referencial) + 3% + distribuição de lucros do fundo. Com isso, a remuneração deve assegurar a reposição do IPCA. 

Ainda segundo o STF, nos anos em que a remuneração não alcançar o IPCA, o Conselho Curador do Fundo vai “determinar a forma de compensação”. A decisão deve ser aplicada ao saldo existente nas contas assim que for publicada a ata do julgamento nos próximos dias.  

LEIA TAMBÉM

Friboi está vendendo osso de patinho por causa do governo Lula?

Como desbloquear o saldo do FGTS?

- Publicidade -

Votaram a favor da proposta os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Já o relator do caso, o ministro e presidente do Supremo Roberto Barroso, votou para que a correção das contas fosse no mínimo igual ao rendimento da poupança. Seguiram o entendimento dele Nunes Marques, André Mendonça e Edson Fachin.

Já Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram pela rejeição da ação. 

LEIA MAIS

- Publicidade -

Onde ver a lista de aprovados da OAB 40º?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress